Arroz de polvo e pimentos

A não perder

Pratos que usam polvo são um clássico na nossa culinária, conjugando-o com os mais diversos ingredientes e temperos para assim criar um prato cheio de sabor. Hoje, deixamos-lhe aqui a nossa versão do arroz de polvo e pimentos, muito fácil de se fazer em casa e que conquista pelo seu sabor especial.

Afinal, não é por acaso que o arroz de polvo se tem mantido consistentemente como um dos pratos preferidos de muitas famílias portuguesas ao longo de gerações. O seu sabor, aroma e facilidade de preparo, tudo nos convida a fazer a receita vezes sem conta, com excelentes resultados de todas as vezes. Sim, adoramos este prato de arroz de polvo e pimentos, e não nos cansamos de o recomendar a todos os que se dispõem a isso!

A preparação do polvo

Nesta receita de arroz de polvo e pimentos, iremos cozinhar o polvo já com o molho, de modo a dar-lhe mais sabor. No entanto, pode também optar por cozer o seu polvo numa panela com água e sal durante cerca de 45 minutos, retirando-o depois da água, cortando-o em pedaços e reservando-o. Reserve também a água de cozedura do polvo: vai ser com essa água que vai fazer o seu arroz. É claro que tem também a opção de comprar o polvo já cozido, nos supermercados, e nesse caso, a sua preparação será ainda mais rápida, embora possa não ter um sabor tão acentuado a polvo, por este não precisar de cozer na água.

Caso vá cozinhar o seu polvo em casa, recomendamos que o congele previamente, de modo a que as fibras da carne quebrem um pouco e obtenha como resultado um polvo ainda mais macio. No entanto, este passo é totalmente opcional.

O arroz

Pode utilizar qualquer tipo de arroz que tenha por casa para fazer este arroz de polvo e pimentos, tendo o cuidado de verificar os tempos de cozedura indicados no pacote. Na receita, damos-lhe um tempo estimado de 18 minutos, mas, dependendo do tipo de arroz, pode ser demasiado tempo. Portanto, verifique sempre o tempo de cozedura que o produtor indica para melhores resultados. Se quiser que o seu arroz fique um pouco mais malandrinho, pode adicionar um pouco mais de água à panela, ajustando os temperos de seguida. Caso pretenda um arroz bem seco, desligue o lume quando o arroz estiver quase pronto e tape a panela por uns minutos: o arroz irá continuar a cozinhar até estar no ponto e fica mais seco.

Complementar os pimentos

Nesta receita de arroz de polvo e pimentos, são estes últimos que vão dar mais cor, sabor e até textura ao prato. No entanto, pode complementar este ingrediente com outros que sejam do seu agrado, como ervilhas, cenoura em cubinhos ou até espinafres. Escolha os alimentos que considera que vão complementar bem este prato e não tenha medo de inovar e experimentar, tornando esta receita mais sua.

O que acompanha o arroz de polvo e pimentos?

Este arroz é bastante satisfatório por si só, mas pode muito bem ser complementado com outros pratos. Recomendamos as saladas, por serem mais leves e complementarem muito bem os sabores mais ricos deste prato: bons exemplos são a salada com pepino, tomate e cebola ou a salada de espinafres e nozes. As sopas são também uma excelente combinação, como a sopa de nabiças ou a sopa fria de pepino, para algo diferente.

Este arroz de polvo e pimentos é um prato tradicional e rico em sabor, que se mantém um favorito e está presente de forma consistente nas refeições de muitas famílias. Se se quer juntar ao seu clube de fãs, recrie esta receita em sua casa e delicie-se. Bom apetite!

Arroz de polvo e pimentos

Um arroz delicioso e que faz as delícias de quem o prova.
Preparação 5 minutes
Cozedura 20 minutes
Total 25 minutes
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1,5 kg de polvo
  • 500 g de arroz
  • 1 pimento verde
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 lata de tomate pelado
  • 1 l de água
  • 1 dl de azeite
  • Qb de sal e coentros

Preparação
 

  • Arranje o polvo e corte-o em pedaços pequenos.
  • Pique a cebola e o alho, e leve-os a refogar numa panela, com o azeite.
  • Corte o pimento em tiras e junte-o à panela quando a cebola estiver transparente.
  • Acrescente a lata do tomate e a água. Deixe ferver. Depois, adicione o polvo e deixe cozinhar até estar macio.
  • Retifique o sal, e junte o arroz. Deixe cozinhar durante 18 minutos, ou até o arroz estar pronto.
  • Retire do lume, polvinhe com coentros picados, e sirva.

Dicas

  • Pode dar mais vida ao seu arroz juntando-lhe também marisco da sua preferência.
  • Junte uma ou duas folhas de louro ao refogado para lhe dar mais sabor. Deixe-as ficar até ao final, retirando-as antes de servir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas