Cordeiro assado no forno à moda do Minho

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

Quando pensamos em almoços de domingo, pensamos em assados, que podem ser preparados de antemão e apenas cozinhados nesse dia, de modo a ter uma refeição deliciosa, mas com pouco trabalho. Esse é o caso deste cordeiro assado no forno à moda do Minho, simples, mas cheio de sabor.

É uma daquelas receitas que tanto fica bem num almoço em família, como em ocasiões especiais, como é o caso da Páscoa. Apenas terá de preparar o cabrito de véspera e, no dia, juntar-lhe as batatas e levá-lo ao forno, acompanhando a sua preparação para garantir resultados perfeitos. Verá que o cordeiro assado no forno à moda do Minho vai ser um sucesso em sua casa!

Curiosidade: porque comemos cordeiro na Páscoa?

Quando se quer preparar um almoço tradicional de Páscoa, nenhuma mesa está completa sem algum tipo de carne. Assados, especialmente os que usam cordeiro (como este cordeiro assado no forno), têm agraciado as nossas mesas durante anos, e têm-se estabelecido como alimentos que associamos à Páscoa. No entanto, alguma vez se perguntou porque é que estes alimentos têm um papel tão proeminente nas festividades?

Uma grande razão pela qual desenvolvemos um menu tradicional da Páscoa com este ingrediente remonta à celebração da Quaresma e à necessidade de desistir de certos alimentos. O cordeiro, o prato de carne mais antigo associado à Páscoa, remonta aos tempos pré-cristãos e lançou as bases para os nossos futuros menus, nos quais se incluem este cordeiro assado no forno à moda do Minho. O consumo do cordeiro assado original remonta ao primeiro Seder da Páscoa, com combinações de especiarias e sabores variáveis, com base no local onde se come esta refeição.

O cordeiro entrou no menu tradicional da Páscoa graças à história bíblica encontrada no livro do Êxodo, onde os judeus do Antigo Egito tinham de manchar o sangue do cordeiro nas suas ombreiras para evitar uma praga de Deus. Quando os primeiros judeus – que celebraram a Páscoa comendo cordeiro para marcar esta ocasião – se converteram ao cristianismo, levaram consigo esta refeição para celebrar a data.

A associação de Jesus como “o cordeiro de Deus” também pode ter ajudado a ligar o consumo desta carne à Páscoa. Além disso, a disponibilidade do cordeiro como carne acessível após os meses de Inverno, sem gado para abate, também encorajaria os nossos antepassados a servir algumas pernas de cordeiro para celebrar.

Apesar disso, o significado de servir cordeiro como um resultado das primeiras observâncias religiosas judaicas difere com base a quem se pergunta. Por exemplo, os judeus Ashkenazi historicamente não comiam cordeiro na Páscoa e veem o consumo desta carne como um equivalente a comer um sacrifício por Deus. Em vez de violar este tabu, este grupo religioso pode celebrar com vaca no lugar do cordeiro.

Por outro lado, os judeus sefarditas, que se estabeleceram mais a oeste (como em Portugal), são autorizados a comer cordeiro na Páscoa, pois veem o dia como uma reconstituição dos acontecimentos da Páscoa original. Mas enquanto este grupo pode comer cordeiro durante a celebração, não podem assar um cordeiro inteiro, devido a uma orientação religiosa.

Cordeiro assado no forno: como servir?

Pode servir este cordeiro assado no forno à moda do Minho por si só, até porque já tem o acompanhamento das batatas. Mas pode sempre acompanhar esta receita com outros pratos, como uma salada (como a salada de espinafres e nozes) ou com uma couve lombarda salteada com cogumelos. As duas receitas são simples e combinam muito bem com o prato principal.

Se ficou com água na boca e vontade de provar o cordeiro assado no forno à moda do Minho, siga as indicações e delicie-se com os resultados. Bom apetite!

Cordeiro assado no forno à moda do Minho

O sabor perfeito para animar uma mesa
Preparação 15 minutes
Cozedura 1 hour 30 minutes
Total 1 hour 45 minutes
Refeição Carnes
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 4 dentes de alho
  • 500 g de batata pequena para assar
  • 1 cordeiro
  • 4 cebolas
  • 1 colher de chá de colorau
  • 2 folhas de louro
  • 125 g de margarina
  • 1 ramo de salsa
  • 100 g de toucinho
  • 2.5 dl de vinho branco
  • Q.b. de sal e pimenta

Preparação
 

  • Arranje o cordeiro, cortando-os em pedaços. Numa assadeira, cubra o fundo com duas cebolas em rodelas e coloque o cordeiro por cima.
  • À parte, faça a seguinte pasta: pique duas das cebolas, os dentes de alho, e o toucinho. Junte-lhes 50 g da margarina, o colorau, 1 dl de vinho branco e sal e pimenta a seu gosto.
  • Barre o cordeiro com essa pasta, cubra-o com o louro e o ramo da salsa (inteiro) e deixe ganhar sabor de um dia para o outro.
  • No dia da confeção, pré-aqueça o seu forno a 180ºC.
  • Coloque as batatas na assadeira do cordeiro e regue com o restante vinho branco, temperando com mais sal e pimenta.
  • Espalhe a restante margarina na assadeira, em diversos locais.
  • Leve ao forno durante certa de 1h30. De vez em quando, regue com o molho.
  • Sirva o seu cordeiro bem quente.

Dicas

  • Pode personalizar ainda mais esta receita de cordeiro colocando-lhe temperos a seu gosto, ou outras ervas aromáticas da sua preferência.
  • O tempo de cozedura do cordeiro depende de muitas variáveis, demorando entre 90 minutos a duas horas a ficar pronto. Vá acompanhando a sua preparação para melhores resultados.
  • Se notar que a comida se começa a queimar no forno, mas ainda não está pronta, cubra tudo com papel de alumínio e volte a levar ao forno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas