Devido à correria do dia-a-dia, temos a tendência a fazer sempre os mesmos acompanhamentos, com os quais estamos mais familiarizados, como massa, arroz ou batata. Mas a verdade é que, com poucos ingredientes, se faz um excelente acompanhamento, como o prova esta couve lombarda salteada com cogumelos.
Apenas vai precisar de preparar os ingredientes, cortando-os (o que não leva muito tempo), e depois, combiná-los numa frigideira, de modo a que os seus sabores brilhem e se complementem. Além disso, é uma receita muito versátil, que pode ser alterada consoante o sue gosto, no que toca aos temperos e até mesmo aos ingredientes. Por isso, temos a certeza de que esta couve lombarda salteada com cogumelos vai ser um sucesso em sua casa!
Como escolher cogumelos?
São uma parte importante desta receita de couve lombarda salteada com cogumelos, e, portanto, deve escolher cogumelos de qualidade e preservá-los bem. Mas sabe como o fazer? Deixamos-lhe algumas dicas:
Para lavar cogumelos
- Retirar quaisquer detritos dos cogumelos com os dedos ou uma toalha de papel húmida, ou enxaguar brevemente sob água corrente e secar com uma toalha de papel.
- Se o caule dos cogumelos for duro, apará-lo antes de o utilizar.
- Para shiitakes, os caules devem ser removidos antes da utilização.
- Muitas pessoas preferem manter as guelras intactas para mais sabor, mas pode retirá-las, se preferir.
Como selecionar os cogumelos
- Escolha cogumelos que sejam firmes, com um aspeto fresco e suave.
- As superfícies do cogumelo devem estar secas, mas não secas em demasia, e parecer carnudas.
- Um véu fechado debaixo da tampa do cogumelo indica um sabor delicado, enquanto que um véu aberto e brânquias expostas significam um sabor mais rico.
Como armazenar os cogumelos
- Armazenar os cogumelos na embalagem original ou num saco de papel poroso para uma duração de conservação prolongada.
- Alguns cogumelos podem ser guardados até uma semana no frigorífico.
- Os cogumelos frescos nunca devem ser congelados, mas os cogumelos salteados congelados podem ser conservados até um mês.
Escolher e conservar couve
Para a sua couve lombarda salteada com cogumelos, deverá escolher uma couve boa, sob pena de arruinar o prato. Portanto, escolha a couve mais verde que esteja disponível. As folhas amareladas indicam que o legume já não é tão fresco.
Para lavar couves e outras verduras, passe os dedos sobre toda a superfície das folhas, removendo qualquer sujidade. Seque bem a couve antes de a guardar. Depois de estarem limpos, é altura de armazenar os ingredientes. As couves e outros vegetais devem ser guardados em sacos plásticos perfurados e no fundo do frigorífico.
As folhas e caules de couve podem ser congeladas, mas requerem alguns cuidados. Após a lavagem, é necessário que as folhas sejam submetidas a um choque térmico, conhecido como branqueamento. O processo consiste em deixar as folhas em água a ferver durante alguns segundos e depois colocá-las na água gelada. Coloque a couve em sacos e leve-a ao congelador. Depois, vá retirando conforme precisar, até porque vai repetir esta couve lombarda salteada com cogumelos muitas mais vezes!
Cortar a couve em juliana
É algo muito usado na nossa culinária, especialmente na preparação do famoso caldo verde, e, portanto, cortar couve em juliana já está na nossa natureza gastronómica. Mas, se precisa de se relembrar de como se faz, não se preocupe. Apenas terá que retirar as folhas da couve, cortando a parte fibrosa de cada uma (deve deixar apenas as folhas em si). Depois, junte todas as folhas, enrole-as muito bem e use uma faca para cortar tiras finas da couve. No final, lave bem a couve em juliana, antes de a usar.
Também poderia lavar a couve antes de fazer a juliana, mas isso vai impedir que as suas mãos agarrem bem a couve, pelo que se recomenda que apenas lave tudo no final. Feita a juliana, apenas tem que seguir com a receita, como indicado.
Servir a couve lombarda salteada com cogumelos
Pode servir a couve lombarda salteada com cogumelos com qualquer prato da sua preferência, já que esta receita tem um sabor bastante versátil. Mas, se está à procura de sugestões, experimente o cachaço de porco na panela de pressão ou o arroz de robalo.
Descubra os sabores desta maravilhosa couve lombarda salteada com cogumelos e delicie-se. Bom apetite!

Couve lombarda salteada com cogumelos
Ingredientes
- 300 g de cogumelos laminados
- 1 couve lombarda pequena
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de pimentão
- Q.b. de sal
Preparação
- Corte a couve em juliana. Reserve.
- Numa frigideira, coloque uma colher de sopa do azeite. Refogue os cogumelos até estarem prontos. Retire-os e reserve.
- Na mesma frigideira, coloque outra colher de sopa de azeite, e refogue a cebola e o alho por uns minutos. Acrescente a couve e deixe cozinhar até estar mole.
- Junte os cogumelos, tempere com o pimentão e o sal, e deixe refogar mais uns minutos.
- A receita está pronta a servir.
Dicas
- Pode dar ainda mais sabor à receita usando ervas aromáticas da sua preferência, como salsa ou coentros.
- Pode utilizar qualquer tipo de cogumelos para fazer este prato.
- Se preferir, corte a couve em cubos.