Como congelar cebolas

As cebolas picadas congeladas são óptimas para ter à mão quando precisa de preparar um jantar à pressa. É por isso que as mercearias as vendem e cobram pela comodidade. Poupe dinheiro e faça as suas próprias cebolas congeladas, para ter menos trabalho de preparação quando estiver a preparar um prato.

Também pode querer congelar cebolas quando corta mais do que precisa ou utiliza apenas metade de uma cebola numa receita. Aprenda a preparar as suas próprias cebolas congeladas e evite ter de as deitar fora.

Noções básicas sobre congelar cebolas

As cebolas congeladas resultam melhor em pratos cozinhados, uma vez que não têm o efeito primaveril das cebolas frescas. Pode usá-las em sopas, guisados, caçarolas e chili, ou salteá-las com carne moída. Quando congeladas, conservam a maior parte do seu sabor durante três a seis meses.

O processo é fácil e demora apenas alguns minutos. Só precisa de:

  • Cebolas
  • Uma faca
  • Sacos de congelação
  • Um congelador

Precisa de sacos de congelação mais grossos para manter as cebolas congeladas em bom estado e para minimizar a fuga de odores para o seu congelador. Como o odor da cebola ainda pode escapar e penetrar no seu congelador, pode querer usar um congelador acessório na sua garagem ou porão.

Passos para congelar cebolas picadas

Siga estes passos simples para congelar cebolas picadas:

  1. Descasque as cebolas. Pique ou corte as cebolas em pedaços do tamanho necessário para as próximas receitas. Coloque as cebolas picadas num saco de congelação, esprema o máximo de ar possível e feche-o.
  2. Congele as cebolas picadas em sacos com apenas a porção que normalmente utilizaria numa receita. É preferível utilizar vários sacos mais pequenos do que um grande, para que possa abrir cada saco e utilizar todos os pedaços de cebola congelados nele contidos.
  3. Coloque uma etiqueta no saco com o conteúdo e a data em que as congelou, para que possa utilizar primeiro as mais antigas.

Dicas para congelar cebolas

  • As cebolas cortadas tendem a congelar em pedaços. Para resolver o problema, basta bater com o saco contra o balcão algumas vezes antes de cada utilização.
  • Utilize as suas cebolas picadas congeladas num prazo de três a seis meses para uma melhor retenção do sabor. Para além do congelamento, existem outras formas de armazenar e curar cebolas para que estejam disponíveis para utilização futura. Também pode fazer cebola em pó e sal de cebola, poupando-lhe a compra de produtos caros comprados em lojas.


Receitas com cebola que vai adorar:

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.