Pernas de frango com cerveja no forno

A não perder

Existem inúmeras receitas que, apesar de serem mais simples, ficam sempre bem, quer seja numa ocasião mais formal, em que tenha convidados, ou em jantares em família após um longo dia de trabalho. Hoje, deixamos-lhe uma dessas receitas: as pernas de frango com cerveja no forno.

Com apenas alguns ingredientes, que terá certamente por casa, conseguirá criar um prato muito agradável e que combina muito bem com todo o tipo de acompanhamentos, dos mais simples (como a couve lombarda salteada com cogumelos) aos mais exóticos (como o arroz de coentros, lima e alho). Temos a certeza de que, depois de experimentar a receita, as pernas de frango com cerveja no forno se tornará numa das preferidas da sua família!

Pernas de frango com cerveja no forno: como cozinhar com cerveja?

A cerveja pode acrescentar uma camada totalmente nova de sabor a uma variedade de receitas, como no caso destas pernas de frango com cerveja no forno. Geralmente, oferece notas maltadas e terrosas a tudo, desde o guisado ao bolo. Mas a contribuição exata do sabor da cerveja depende do seu estilo. Todas as cervejas são divididas em duas categorias principais, ales e lagers. As ales são tipicamente terrosas enquanto as lagers são mais secas e efervescentes, mas mesmo dentro dessas duas categorias as cervejas podem ter um aspeto e um sabor muito diferentes. Com base no seu sabor, pode trocar alguma água ou caldo numa receita por uma cerveja e obter resultados deliciosos. Pode realmente experimentar o que quiser, exceto por uma regra geral: tal como quando se cozinha com vinho, não se cozinha com uma cerveja da qual não se gosta do sabor.

A cerveja é feita com lúpulo amargo e grãos de malte doce. Tenha esse equilíbrio em mente quando cozinhar: cervejas amargas e estaladiças podem oferecer um maior interesse aos alimentos decadentes, enquanto as cervejas escuras e de malte podem realçar e aprofundar o sabor de pratos de carne e sobremesas doces. A principal vantagem de cozinhar com cerveja é o sabor, embora também possa amaciar e humedecer a carne se adicionada a uma marinada ou a um refogado (como no caso destas pernas de frango com cerveja no forno). E não se preocupe, porque a maior parte do álcool evapora enquanto a cerveja cozinha.

Dicas para cozinhar com cerveja

  • Deixe a sua cerveja chegar à temperatura ambiente antes de cozinhar com ela. Abra-a mesmo antes de planear utilizá-la e deixe-a repousar durante alguns minutos, para que as bolhas possam amadurecer.
  • Não use demasiada cerveja numa única receita. Pode decompor carne, vegetais e outros ingredientes, se houver um excesso.
  • Não use lacticínios gordos em excesso. A acidez da cerveja pode coalhar ingredientes com baixo teor de gordura, como o leite desnatado.
  • Não coza uma sobremesa de cerveja muito antes de a servir. O seu sabor pode mudar com o tempo, por isso é melhor assar e comer no mesmo dia.
  • Cozinhe a cerveja num lume baixo e devagar. Isso ajudará a realçar o sabor das receitas.
  • Não confie nas notas de sabor subtis de uma cerveja para melhorar uma receita, mas sim no seu perfil de sabor principal.

Faça ainda hoje as suas pernas de frango com cerveja no forno e maravilhe-se com os resultados obtidos. Bom apetite!

Pernas de frango com cerveja no forno

Uma receita simples e com um sabor incrível
Preparação 30 minutes
Cozedura 1 hour
Total 1 hour 30 minutes
Refeição Carnes
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 8 pernas de frango
  • 5 dentes de alho picados
  • 100 ml de massa de pimentão
  • 500 ml de cerveja
  • Q.b. de sal, azeite e pimenta

Preparação
 

  • Num tabuleiro que possa ir ao forno, coloque as pernas de frango.
  • Tempere-as com a massa de pimentão, o alho, a cerveja, e sal, pimenta e azeite a seu gosto. Deixe marinar por 15 minutos.
  • Entretanto, pré-aqueça o seu forno a 200ºC.
  • Leve o tabuleiro ao forno durante cerca de 60 minutos, ou até as pernas estarem tostadas. Vire o frango a meio da confeção.

Dicas

  • Para ainda mais sabor, poderá deixar o frango na marinada de um dia para o outro.
  • Também poderá fazer uma pasta com a massa de pimentão e o azeite, e usá-la para barrar as penas de frango antes de colocar os restantes ingredientes da marinada. 
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas