Algumas tartes têm um sabor que parece que nos faz viajar no tempo, especialmente aquelas que usam sabores mais convencionais. Esse é o caso da receita que lhe deixamos hoje, de tarte de requeijão com leite condensado, que faz as delícias de todos os que a provam e que talvez até se torne uma das suas receitas preferidas.
O seu sabor é muito agradável e tem o condão de ser perfeita para os mais diversos paladares, o que a tornam uma boa opção para quando tem convidados em casa, especialmente quando a acompanha de outros doces. A preparação desta tarte de requeijão com leite condensado é extremamente rápida, sendo a parte mais demorada o tempo de forno, durante o qual apenas tem que ir controlando a cozedura. Portanto, é a receita perfeita para todas as ocasiões!
Tarte de requeijão com leite condensado: o requeijão é bom para nós?
O requeijão usado nesta tarte de requeijão com leite condensado é um tipo de queijo suave que é frequentemente utilizado como pasta para pão, sanduíches e wraps. Também pode ser adicionado a outras receitas, tais como sopas, doces e panquecas.
Para fazer requeijão, normalmente adiciona-se ácido láctico às natas, o que reduz o pH, provocando a coagulação e a separação em coalhada e soro de leite. A proteína do soro de leite é então esticada, a coalhada é aquecida e são adicionados outros ingredientes como estabilizadores. Uma enzima de coagulação é também por vezes utilizada, o que ajuda a melhorar a textura e a firmeza do produto final (e dos produtos que o vão usar, como a tarte de requeijão com leite condensado).
Embora as receitas tradicionais utilizem leite, natas ou uma combinação dos dois, outras variedades estão também disponíveis, tais como o requeijão vegan feito de bebidas vegetais (e que também poderia ser usado nesta tarte de requeijão com leite condensado).
A quantidade de proteínas, gordura e hidratos de carbono no requeijão pode variar bastante dependendo da variedade selecionada. No entanto, independentemente de se tratar de uma versão light ou não, a maioria dos tipos são altos em calorias e baixos em hidratos de carbono. Muitas variedades também contêm uma pequena quantidade de certos micronutrientes, tais como vitamina A, fósforo e cálcio. Além disso, o requeijão desta tarte de requeijão com leite condensado tem os seguintes benefícios:
- Baixo em lactose. A intolerância à lactose é uma condição comum que afeta aproximadamente 65 por cento da população mundial. Os sintomas de intolerância à lactose caraterizam-se pela incapacidade de digerir a lactose, um tipo de açúcar lácteo encontrado na maioria dos produtos lácteos, incluindo leite, iogurte e gelado, que causa problemas digestivos como diarreia, cãibras e inchaço. O requeijão é muito baixo em lactose e pode ser bem tolerado pela maioria das pessoas com intolerância à lactose. Algumas marcas também produzem variedades sem lactose, adicionando a enzima da lactase para ajudar na digestão.
- Rico em Vitamina A. Cada porção contém um bom pedaço de vitamina A, uma vitamina essencial lipossolúvel que desempenha um papel fundamental em vários aspetos da saúde. Estudos mostram que a vitamina A é especialmente importante para a função imunológica e ajuda a regular as respostas imunitárias celulares para proteger contra doenças e infeções. Está também envolvida na promoção de uma visão saudável. De facto, uma deficiência nesta vitamina-chave pode causar efeitos secundários graves como a cegueira noturna, deficiência visual e mesmo a cegueira.
- Apoia a saúde intestinal. Durante a produção, certas estirpes de bactérias, como o ácido láctico, são adicionadas para melhorar a textura do produto final. Também conhecidas como probióticos, estas estirpes benéficas de bactérias podem ajudar a apoiar a saúde intestinal, reduzir a inflamação e aumentar a absorção de nutrientes. Tenha em mente, contudo, que nem todos os tipos contêm probióticos, e muitos produtos são tratados com calor, o que pode destruir as bactérias. Procure variedades que contenham “culturas vivas e ativas” para garantir que o seu produto contém probióticos.
- Fornece antioxidantes. O requeijão contém vários antioxidantes e carotenoides, que são compostos que ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos para prevenir o stress oxidativo e os danos celulares. Pensa-se que os antioxidantes desempenham um papel central na saúde e na doença, e algumas investigações descobriram que também podem fornecer proteção contra a inflamação, bem como contra doenças crónicas como o cancro, diabetes, doenças autoimunes e doenças cardíacas.
- Versátil e delicioso. Cremoso, rico e cheio de sabor, há inúmeras maneiras diferentes de incluir este saboroso ingrediente na sua dieta, para além desta tarte de requeijão com leite condensado. De facto, este delicioso ingrediente funciona tanto em pratos doces como salgados e pode ser utilizado para melhorar a textura de molhos, sopas e produtos de padaria. Experimente adicioná-lo ao puré de batata, pratos de massa, tartes de fruta ou biscoitos para uma forma fácil de aumentar o sabor dos seus alimentos favoritos. Em alternativa, misture-o com a sua escolha de especiarias e temperos como endro, alho e cebolinho para um simples molho de vegetais.
Faça ainda hoje a sua tarte de requeijão com leite condensado e delicie-se com os resultados. Bom apetite!

Tarte de requeijão com leite condensado
Ingredientes
- 1 embalagem de massa quebrada
- 1 lata de leite condensado
- 100 g de manteiga
- 100 g de farinha
- 2 requeijões
- 5 ovos
- Q.b. de sal
Preparação
- Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Entretanto, cubra uma tarteira com a massa quebrada. Pique o fundo da massa com um garfo e reserve.
- Num liquidificador, misture o leite condensado, o requeijão, os ovos, a farinha, a manteiga previamente derretida e uma pitada de sal. Misture até ter uma massa homogénea.
- Coloque esta massa por cima da massa quebrada. Leve ao forno por cerca de 50 minutos.
- Deixe arrefecer a sua tarte e desenforme-a.
Dicas
- Pode untar a tarteira com manteiga e um pouco de farinha, para que a tarte saia facilmente. Se a sua massa quebrada veio com papel de forno, não precisa de o fazer.
- Pode juntar outros sabores à sua tarte, como um pouco de canela em pó, alguns frutos secos picados ou uma fruta da sua preferência, cortada em pedaços pequenos.