O bacalhau é um daqueles ingredientes-chave da nossa cozinha tradicional, podendo ser consumido das mais diversas formas, todas elas cheias de sabor. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer um arroz de bacalhau fácil e rápido, muito saboroso e que vai fazer as delícias de todos os que o provarem.
Não é por acaso que o bacalhau é um dos nossos ingredientes preferidos: afinal, trata-se de um peixe muito versátil, que tem uma textura e sabor muito particulares e que dá um toque de mar a qualquer receita em que seja utilizado. No caso do arroz de bacalhau, existem diversas receitas, das mais simples às mais complexas, mas hoje mostramos-lhe uma versão descomplicada, mas que em nada deixa a desejar em termos de sabor.
O bacalhau
Apesar de nesta receita de arroz de bacalhau simples lhe recomendarmos que coza uns lombos de bacalhau e os desfie posteriormente, a verdade é que ainda pode simplificar mais este ponto, comprando o bacalhau já desfiado. No entanto, caso opte por seguir as nossas indicações, pode usar um truque para dar ainda mais sabor ao seu arroz: use a água da cozedura do bacalhau no arroz. Isto vai ajudar a dar-lhe um sabor ainda mais rico e profundo, que fica sempre bem.
Esta receita é também uma boa forma de aproveitar sobras de bacalhau cozido que tenha por casa, até porque não é necessário cozer o bacalhau de propósito só para fazer esta receita. Portanto, o arroz de bacalhau junta-se ao vasto arsenal de receitas tradicionais que temos para aproveitar este ingrediente, como a roupa velha de bacalhau e os bolinhos de bacalhau. São pratos assim que nos provam que usar sobras não significa cortar no sabor ou na riqueza dos pratos.
O arroz
Na sua essência, este é um arroz de tomate, que usa ingredientes frescos para ter mais cor e sabor, criando um molho muito agradável e que combina bem com o peixe. No que diz respeito ao arroz em si, pode usar qualquer tipo que tenha por casa, embora lhe recomendemos que use arroz de grão longo, já que tem mais tendência a ficar solto, que é o que se pretende neste prato.
A cebola e o alho são a base do arroz e de muitas outras receitas portuguesas, servindo para aromatizar o prato e para lhe dar uma textura muito particular. Portanto, não recomendamos que salte o refogado à frente. Por fim, o tomate a usar deverá estar bem maduro, para que se desfaça na panela e ajude a criar um molho delicioso. É claro que, se não tiver tomates frescos, pode usar congelados, ou até mesmo tomates enlatados. A escolha é totalmente sua, por isso adapte os ingredientes àquilo que tem por casa, disponível.
Um final aromático
Como acontece em muitos outros pratos da gastronomia portuguesa, o toque final de cor e de aroma é dado pelas ervas aromáticas picadas, especialmente pela salsa. Nesta receita, recomendamos-lhe isso mesmo, até porque bacalhau e salsa são uma combinação ancestral que fica sempre bem. É claro que, se preferir, pode usar outras ervas aromáticas a seu gosto, como o cebolinho, os coentros ou até mesmo os orégãos. Pode também utilizar uma combinação de diversas ervas aromáticas, e não apenas uma, para dar sabor.
Fazer um arroz de bacalhau não tem muito de complicado e é a refeição perfeita em qualquer ocasião, seja no dia a dia, seja em ocasiões em que tenha convidados em casa. Para obter resultados excelentes, basta seguir as indicações que abaixo lhe deixamos. Acreditamos que vai adorar os resultados e repetir a receita vezes sem conta. Bom apetite!

Arroz de bacalhau fácil
Ingredientes
- 1 cebola picada
- 1 ramo de salsa picada
- 2 lombos de bacalhau cozido e desfiado
- 3 tomates maduros
- 350 g de arroz
- 4 colheres de sopa de azeite
- 4 dentes de alho picados
- Q.b. de sal, pimenta e água
Preparação
- Leve a lume o azeite, numa panela. Quando este estiver quente, junte a cebola e deixe refogar uns minutos.
- Acrescente o alho, e o tomate meioe smagado, sem peles nem grainhas. Mexa e deixe cozinhar uns minutos, até o tomate começar a desfazer.
- Junte o arroz e o bacalhau e mexa bem. De seguida, acrescente água (o dobro do volume do arroz).
- Tempere com sal e pimenta e deixe o arroz cozinhar até estar pronto.
- Retire o arroz do lume, cubra-o com a salsa picada, e sirva de imediato.
Dicas
- Pode usar a água da cozedura do bacalhau para fazer o arroz.
- Se quiser, substitua os tomates por molho de tomate, seja ele caseiro ou de compra.
- Se gostar do arroz mais malandrinho, junte-lhe um pouco mais de água.