Atum à Brás simples

Mais populares

Cada vez mais surgem diversas adaptações de receitas tradicionais, que usam ingredientes diferentes sem, no entanto, alterar a sua essência. É o caso da receita que hoje aqui lhe deixamos, de atum à Brás, muito fácil de se fazer e com um sabor simplesmente incrível. Afinal, não é por se alterar o ingrediente principal que se vai alterar a facilidade de preparo e os resultados excelentes deste tipo de receita, testada e aprovada ao longo de gerações.

Além disso, o atum é uma excelente proteína, sendo uma carne de fácil digestão e cheia de nutrientes. A sua versatilidade permite-lhe fazer parte dos mais diversos pratos, sendo um dos peixes mais consumidos pelos portugueses, tanto fresco como em conserva. Portanto, usar atum nesta receita não tem como correr mal!

O prato

Tradicionalmente, é usado bacalhau neste tipo de prato, mas a verdade é que têm aparecido cada vez mais versões diferentes, como esta receita, ou como o alho francês à Brás ou a carne à Brás. Isto acontece porque o prato em si é até bastante simples e usa sabores que combinam muito bem com praticamente qualquer coisa que se decida usar como ingrediente principal.

A proteína

Nesta receita, é o atum quem vai brilhar. Recomendamos-lhe que use atum em conserva, tanto pela facilidade em encontrá-lo nos supermercados como pelo seu preço mais em conta, mas também pode optar por usar atum fresco, que pode grelhar previamente antes de começar a fazer esta receita. Caso tenha sobras de atum, esta é também uma boa forma de lhes dar uma nova, sem que para isso tenha muito trabalho.

As batatas

Para este atum à Brás, iremos recomendar-lhe que use batata palha, porque reduz em muito o tempo de preparação e este prato quer-se simples e rápido de preparar. Mas, se tem mais tempo em mãos, pode sempre fazer batatas fritas caseiras para usar na preparação da receita. Poderá parti-las em pedaços finos, tentando imitar a batata palha, ou optar por um corte um pouco mais largo, ou até por partir as batatas em cubos.

Os ovos

Tal como acontece em muitos outros pratos, no atum à Brás os ovos são um elemento de ligação, que deixam o seu sabor e textura únicos no resultado final e que ajudam a dar o sabor tradicional a esta receita. Recomendamos que bata os ovos antes de os adicionar à frigideira, e que os tempere com sal, pimenta e algumas ervas aromáticas à sua escolha, como a salsa picada.

A cebola e o alho

A cebola imprime a sua textura caraterística a este atum à Brás, mas a verdade é que o seu uso é opcional. Portanto, se não gosta deste versátil ingrediente, não se preocupe, porque pode não o adicionar sem alterar significativamente os resultados da receita. Mas, quer use cebola quer não, não podemos deixar de lhe sugerir que use um pouco de alho finamente picado no seu atum à Brás, porque este lhe vai dar um toque muito aromático. Adicione-o ao mesmo tempo que o atum, para garantir que liberta o seu sabor, mas sem se queimar.

Um pouco de cor

Para dar um pouco de cor ao seu prato de uma forma mais tradicional, pique um molho de salsa e cubra o atum à Brás com ela antes de o servir. Se preferir algo de diferente, pode usar uma combinação de outras ervas à sua escolha. Por fim, não se esqueça das azeitonas, um toque clássico que combina muito bem com todos os ingredientes deste prato.

Se ficou com água na boca e vontade de experimentar este atum à Brás simples, siga as nossas indicações e prepare esta receita rápida. Bom apetite!

Atum à Brás simples

Um toque diferente a uma receita tradicional
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 350 g de atum de conserva
  • 4 ovos
  • 200 g de batata palha
  • 1 cebola
  • 75 ml de azeite
  • Q.b. de sal e pimenta

Preparação
 

  • Coloque o atum numa taça e desfie-o com um garfo. Reserve.
  • Noutra taça, bata os ovos e tempere com pimenta e salsa. Reserve.
  • Num tacho, coloque o azeite e refogue a cebola picada. Adicione o atume cozinhe 2 ou 3 minutos, mexendo.
  • Acrescente a batata palha e misture bem com o atum. Reduza para lume brando, junte os ovos e mexa cerca de 1 ou 2 minutos.
  • Desligue o lume e sirva de imediato.

Dicas

  • Em vez de usar batata palha, pode usar batatas fritas feitas em casa, caso prefira.
  • Se preferir, pode juntar a salsa picada no final da cozedura, em vez de a juntar nos ovos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes