As compotas são uma excelente forma de aproveitar o que a natureza nos dá, de uma forma muito simples e com um sabor muito apelativo. Na receita de hoje, explicamos-lhe como fazer uma compota de abóbora com amêndoa passo a passo. Experimente e diga-nos se gostou do resultado nos comentários!
Preparar compotas é uma excelente forma de conservar frutas de estações específicas do ano, a fim de consumi-las por muitos meses. Isso sem falar que o sabor fica maravilhoso e as vitaminas dos alimentos são totalmente preservadas, o que as torna perfeitas para serem consumidas em qualquer época do ano. Nesta receita, vamos-lhe apresentar a nossa compota de abóbora com amêndoa, que utiliza esses dois ingredientes versáteis, que são simplesmente sensacionais no preparo de compotas. Quer aprender a fazer esta receita simples e funcional? Então, siga as nossas dicas e indicações e faça a sua compota de abóbora com amêndoa, uma receita que vai estar na sua vida durante o ano inteiro.
Qual é a origem da abóbora?
Oriunda da América do Sul, a abóbora é cultivada em todo o mundo por ser muito nutritiva e saborosa. No século XVI, os povos da Península Ibérica incluíram as abóboras nas suas bagagens quando vinham das explorações, tendo chegado em Portugal mais ou menos nessa época e, posteriormente, espalhando-se para o restante continente europeu. Como curiosidade, sabe qual foi a maior abóbora do mundo? Com mais de uma tonelada, a maior abóbora do mundo foi reconhecida pelo Guiness, na região da Toscana, na Itália, em 2021. Com uns incríveis 1.226 quilos, pesava quase o mesmo que dezoito homens adultos.
A abóbora: benefícios do seu consumo para a saúde
A abóbora é cultivada em todo o planeta e é utilizada de diferentes formas na culinária, com as mais variadas formas de preparo, nas quais se incluem esta compota de abóbora com amêndoa. Por ser rica em fibras, vitaminas e minerais, auxilia na prevenção de doenças do coração. Alguns dos benefícios para o sistema cardíaco são reduzir o colesterol, manter a pressão arterial equilibrada e, consequentemente, diminuir as hipóteses de acidente vascular cerebral (AVC).
Além de todos os seus benefícios nutricionais, a abóbora é um alimento ideal para uma dieta voltada à perda de peso, por ter poucas calorias. Para se ter uma ideia, um copo de abóbora tem apenas oitenta calorias. As suas baixas calorias combinam-se com a sua riqueza nutricional, porque é um alimento rico em vitamina A e C, possui fibras, magnésio, potássio, cálcio, ferro, vitaminas E, B1, B3, B5 e B6.
A amêndoa e os seus benefícios medicinais
A amêndoa é uma oleaginosa rica em diversos nutrientes que promovem o controlo dos níveis de açúcar no sangue, ajudando na prevenção de certas doenças, como a diabetes, ao promover o equilíbrio dos níveis sanguíneos de glicose. Por ser rica em antioxidantes, combate o excesso de radicais no organismo, auxiliando na prevenção também de outras enfermidades, como AVC e cancro.
É um alimento muito rico em magnésio, o que equilibra o sistema nervoso em caso de stress ou fadiga. Também possui bastante cálcio na sua composição, ajudando na saúde dos dentes e ossos. Sem dúvida, o seu principal benefício é o combate à pressão alta, pois favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue e a eliminação do excesso de sódio.
A amêndoa é um alimento de baixo índice glicémico, pois tem ótimas quantidades de proteína e fibras, nutrientes que prolongam a saciedade e diminuem a fome ao longo do dia, promovendo a perda de peso.
Combine a sua compota de abóbora com amêndoas com outras sobremesas fantásticas
Para além de poder ser barrada no pão, sendo consumida de forma tradicional, a sua compota de abóbora com amêndoas pode ser parte integrante de diversas sobremesas, como é o caso da torta de iogurte simples e rápida ou da massa de crepes simples e saborosa. Temos a certeza de que vai adorar os resultados!
Faça ainda hoje a sua compota de abóbora com amêndoas e deixe-se deliciar pelo seu sabor. Bom apetite!

Compota de abóbora com amêndoa
Ingredientes
- 1 kg de abóbora
- 800 g de açúcar
- 2 paus de canela
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 casca de laranja
- Qb de amêndoa laminada
Preparação
- Limpe a abóbora e corte-a em pedaços pequenos.
- Num recipiente, coloque a abóbora, o açúcar, a canela em pó e a casca de laranja. Deixe repousar durante 24 horas.
- Leve tudo a uma panela, juntando-lhe os paus de canela. Deixe ferver em lume brando durante aproximadamente duas horas, até o doce fazer ponto de estrada.
- Retire os paus de canela e triture o doce.
- Junte alguma amêndoa laminada e misture bem.
- Verta o doce em frascos previamente esterilizados com água quente, e vire os frascos ao contrário para criar vácuo.
Dicas
- É importante que a abóbora descanse com o açúcar 24 horas, para que a sua água se comece a libertar.
- Mexa o doce de vez em quando, enquanto este está no lume, para verificar o ponto de cozedura em que se encontra.
- O ponto de estrada ocorre quando, ao passarmos uma colher no doce, este cria uma estrada que não volta logo ao sítio.
- Pode trocar a amêndoa laminada por outros frutos secos à sua escolha.