As tartes de requeijão são um clássico no nosso país, podendo o ingrediente principal ser combinado com muitos outros para conseguir dar ainda mais sabor ao resultado final. Na receita de hoje, mostramos-lhe como fazer uma tarte de requeijão com natas, com um leve toque a limão que agrada a todos os que a provam.
Esta é uma daquelas receitas que não tem nada de complicado, bastando forrar a tarteira com a base de massa e misturar os restantes ingredientes para se obter um creme, que depois vai para cima da base e segue para o forno. A sua tarte de requeijão com natas ficará pronta em pouco tempo, podendo ser servida sozinha ou conjugada com uma bebida, como o sumo de laranja e cenoura. Temos a certeza de que todos vão adorar os resultados!
Tarte de requeijão com natas: curiosidades sobre as natas
As natas são um ingrediente importante em numerosos pratos e receitas, como esta de tarte de requeijão com natas, mas o que sabe sobre este ingrediente? O primeiro facto que deve compreender é que existem numerosos tipos de natas, numa grande variedade de tipos, sabores, e texturas.
As natas são um produto lácteo que tem um sabor rico que se sente suave na boca, com o que alguns descrevem como uma textura aveludada. É frequentemente um acompanhamento de doces ou sobremesas para ajudar a suavizar a extrema riqueza e doçura (como no caso da tarte de requeijão com natas).
A nata é um líquido que contém a gordura do leite inteiro fresco. As grandes corporações que vendem produtos de natas obtêm-nas através da utilização de centrifugadoras. Numa centrifugadora, o leite é rodado repetidamente, separando as natas para que flutuem por cima e possam ser recolhidas. As natas vendidas comercialmente são então tipicamente pasteurizadas para proteger os consumidores de ficarem doentes. Durante a pasteurização, as natas são aquecidas para matar organismos nocivos para o consumo humano como vírus, bolores, bactérias, leveduras, e protozoários.
Existem numerosas variedades de natas vendidas em lojas em todo o mundo. Cada tipo tem as suas próprias utilizações, sabores, e texturas. Esta secção discutirá uma série de variedades de natas e as suas utilizações. Poderá usar praticamente qualquer tipo na sua receita de tarte de requeijão com natas.
- Metade/metade. É um tipo que é metade nata e metade leite. É mais frequentemente utilizada no café. Não é tão espessa como as natas completas e pode ser utilizada para substituir o leite em receitas.
- Natas light. Tem um teor de gordura superior à nata metade/metade. É também comummente utilizada em cafés e molhos. A nata light é também utilizada para dar humidade às sobremesas.
- Nata para bater. É frequentemente utilizado para fazer pratos e sobremesas mais decadentes (como esta tarte de requeijão com natas). Pode ser utilizado em sopas e molhos. São também utilizadas em cremes de pastelaria. São estas as natas usadas para fazer chantilly.
- Natas duplas. São tão espessas que, uma vez retiradas do seu recipiente, permanecem com a mesma forma. Se um cozinheiro tentasse batê-las para chantilly, as natas iriam partir-se, sem terem os resultados pretendidos.
- Natas ácidas. São produzidas quando são adicionadas culturas bacterianas para produzir ácido láctico, resultando num espessamento da nata e no desenvolvimento de um sabor azedo.
- Natas ácidas light. É produzido da mesma forma que as natas ácidas, com a diferença de que tem um menor teor de gordura, o que o torna um ingrediente mais desejável em receitas conscientes da saúde, como molhos para salada.
- Crème Fraîche. Crème fraîche é frequentemente comparado com o iogurte grego. É um creme espesso com uma consistência quase cremosa. É menos azedo do que as natas ácidas.
- Mascarpone. O Mascarpone é um tipo de queijo feito com natas, semelhante ao creme de queijo, mas menos picante. Tem uma textura semelhante à do queijo ricotta. É frequentemente utilizado como alternativa às natas batidas, às natas azedas, ou ao queijo cremoso.
Curiosidades sobre as natas
- Se a nata estiver abaixo dos 10ºC, será mais fácil batê-la. Se estiver mais quente do que 10ºC, transformar-se-á em manteiga se for agitada.
- Rjome é a versão norueguesa de natas azedas.
- Smetana é a versão da Europa Central e Oriental de natas azedas.
- As natas batidas são originárias de 1549, na Itália.
Faça ainda hoje a sua tarte de requeijão com natas e prepare-se para se surpreender com o seu sabor. Bom apetite!

Tarte de requeijão com natas
Ingredientes
- 1 base de massa quebrada
- 400 g de requeijão
- 150 g de açúcar
- 4 ovos
- 1 limão (raspa)
- 2 colheres de sopa de maisena
- 1 pacote de natas
Preparação
- Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Entretanto, coloque a base de massa quebrada numa tarteira, picando depois o fundo com a ajuda de um garfo.
- Numa taça, misture todos os ingredientes muito bem, até ter um creme homogéneo.
- Coloque o creme por cima da base da tarte. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos, até a sua tarte estar dourada.
Dicas
- Pode adicionar raspas de laranja em vez de raspas de limão, ou usar especiarias como a canela para dar ainda mais sabor à tarte.
- Também pode usar uma base de massa folhada, caso prefira.