Sumo de laranja e cenoura

Mais populares

Os sumos são bebidas muito versáteis, que podem ser feitos com os mais diversos ingredientes. Apesar de estarmos habituados a comprá-los já feitos, a verdade é que fazer essas bebidas em casa não é nada complicado, como pode ver nesta receita que aqui lhe deixamos, de sumo de laranja e cenoura.

E a verdade é que um sumo caseiro costuma ser muito mais saboroso que uma versão de compra e muito mais saudável, uma vez que, em casa, o seu sumo não terá açúcar em excesso adicionado e não terá conservantes. Além disso, terá sempre mais controlo sobre o sabor, porque poderá usar mais dos ingredientes de que gosta.

A cenoura

A cenoura é um ingrediente-base deste sumo, dando-lhe a cor caraterística e um toque doce, mas ao mesmo tempo algo terroso que combina muito bem com os restantes ingredientes. Além disso, vão ajudar um pouco à textura do sumo, que, apesar de não se querer grumosa e espessa, também não se quer parecida à água. Portanto, a cenoura cumpre diversas funções neste delicioso sumo de laranja e cenoura.

A maçã

Apesar de este ingrediente não se encontrar no nome e de o seu uso ser opcional, a verdade é que a maçã dá ainda mais doçura ao seu sumo, ajudando também à textura. Além disso, esta fruta aporta sempre um toque de frescura aos pratos a que é adicionado, e é por isso que é tão popular, seja em doces, como é o caso da nossa saborosa tarte de maçã com vinho do Porto, aos salgados, como no caso da salada simples de maçã e aipo. Portanto, não tenha medo de usar a maçã neste sumo, porque a sua presença faz toda a diferença em termos de sabor.

O toque cítrico

Muitas vezes, quando fazemos sumo caseiro, é recomendado que use água na preparação, para ajudar a diluir o puré dos ingredientes e assim formar efetivamente a bebida. Mas, neste caso, vamos usar sumo de laranja para o mesmo efeito. Dessa forma, a bebida ficará muito mais rica e saborosa, e adicionará um toque cítrico que combina muito bem com os restantes ingredientes. Além disso, a cor do sumo de laranja é a base perfeita para a cenoura, criando-se assim um laranja muito apelativo no seu sumo de laranja e cenoura.

É claro que pode e deve usar um pouco de água fria caso o seu sumo esteja demasiado espesso para o seu gosto, ou caso note que é necessário apenas um pouco mais de líquido, caso em que seria um desperdício fazer mais sumo de laranja de propósito. Finalmente, o sumo de laranja tem uma última função: permite-lhe ter como resultado uma bebida doce sem que para isso tenha que usar açúcar.

A decoração

É claro que pode servir o seu sumo de laranja e cenoura de forma simples, vertendo-o para um copo e bebendo-o. Mas pode sempre aprimorar a apresentação do seu sumo decorando o topo com um pouco de hortelã, que não só é decorativa como vai ajudar a dar um toque fresco e mentolado à sua bebida. Aliás, pode mesmo colocar algumas folhas de hortelã no liquidificador e batê-las juntamente com os restantes ingredientes, para um sumo ainda mais especial e com um sabor diferenciado.

Como vê, fazer um sumo de laranja e cenoura caseiro não é nada de complicado, e a receita usa poucos ingredientes e poucas quantidades dos mesmos. Se ficou com curiosidade de experimentar, reserve tudo o que precisa e siga as nossas indicações para recriar este sumo de laranja e cenoura, com um toque fresco de maçã, em sua casa. Bom apetite!

Sumo de laranja e cenoura

Um sumo com um toque cítrico muito especial
Preparação 3 mins
Cozedura 2 mins
Total 5 mins
Refeição Bebidas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 cenoura crua e cortada em rodelas finas
  • 1 maçã cortada em cubos
  • Sumo de 2 laranjas
  • Q.b. de água fria

Preparação
 

  • Coloque todos os ingredientes num liquidificador e bata bem. Sirva de imediato.

Dicas

  • Se necessário, vá colocando um pouco mais de água no seu sumo, até ter a textura desejada.
  • Pode colocar os ingredientes no liquidificador sem ter o trabalho de os partir em pedaços tão pequenos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes