O folar é muito consumido na época da Páscoa, até porque esta é a altura em que tradicionalmente se faziam. Apesar disso, sabem bem durante todo o ano, especialmente quando são tão saborosos como o famosos folar de Valpaços, iguaria típica deste concelho do distrito de Vila Real.
Apesar de já poder encontrar este folar típico à venda online, tem sempre a opção de o fazer em sua casa. A receita, apesar de ser algo trabalhosa, não leva muitos ingredientes e é bastante fácil, tendo apenas de seguir as indicações que lhe são apresentadas e deixar a massa levedar por duas vezes. Verá que o trabalho vale bem a pena quando provar o seu folar de Valpaços!
Folar de Valpaços IGP
O folar obteve o reconhecimento da IGP (Indicação Geográfica Protegida) em 2016 e deve ter certas caraterísticas para se considerar autêntico. É feito com farinha, azeite, margarina e/ou banha de porco e diferentes tipos de carne seca, toucinho não fumado, carnes curadas e enchidos fumados, presunto e/ou pá de porco fumado. Este é o único folar nacional a ter esta certificação, o que significa que a sua confeção se encontra delimitada a este concelho.
O Folar de Valpaços deve ter uma forma retangular com uma massa amarela e arejada, com pedaços de carnes curadas a rechear este delicioso pão. È também conhecido por levedar duas vezes, obtendo-se assim uma massa com uma textura muito particular e agradável. Servido sozinho ou acompanhado de uma bebida, é uma daquelas receitas que vai fazer sucesso em sua casa!
A lenda do folar de Valpaços
Não se sabe a data de origem desta lenda, de tão antiga que é. Mas a história permaneceu: numa pequena aldeia portuguesa, vivia uma jovem chamada Mariana, que pretendia casar cedo. Tanto rezou, que lhe surgiram dois pretendentes: um fidalgo rico e um lavrador pobre, os dois jovens e belos.
A jovem voltou a rezar, para pedir ajuda para tomar a decisão certa. Enquanto o fazia, os dois jovens bateram-lhe à porta, marcando como data limite da sua decisão p domingo de Ramos. Chegado o dia da decisão, uma vizinha foi, muito aflita, avisar Mariana que o fidalgo e o lavrador se tinham encontrado a caminho de sua casa, e travavam uma luta de morte. Mariana foi até ao lugar onde ambos se defrontavam e, depois de pedir ajuda divina, soltou o nome do lavrador pobre, tomando assim a sua decisão.
Mas nem assim Mariana deixava de andar atormentada, porque, na véspera do dia de Páscoa, lhe tinham dito que o fidalgo iria aparecer no seu casamento, para matar o noivo. Mariana voltou a rezar, e a imagem de Santa Catarina sorriu-lhe. No dia de Páscoa, Mariana foi pôr flores ao altar da Santa e, ao chegar a casa, tinha em cima da mesa um grande folar, rodeado das flores que ela tinha posto no altar.
Correu para casa do noivo, que tinha recebido o mesmo presente. Achando que era obra do fidalgo, foram ter com ele, mas também ele tinha recebido um folar. Assim, Mariana ficou convencida que tinha sido obra de Santa Catarina, e os ânimos pacificaram-se. É claro que esta é apenas uma lenda, mas a verdade é que o folar de Valpaços se tornou uma presença constante na época de Páscoa, e o seu sabor é tão bom que parece quase divino.
Faça ainda hoje o seu folar de Valpaços e delicie-se com o seu sabor divino. Bom apetite!

Folar de Valpaços
Ingredientes
- 1 kg de farinha
- 12 ovos
- 1 gema
- 150 g de manteiga
- 150 g de banha de porco
- 50 g de azeite
- 30 g de fermento de padeiro
- 1 salpicão pequeno
- 200 g de presunto
- 1 linguiça
- Q.b. de salsa
Preparação
- Peneire a farinha e um pouco de sal fino para um alguidar. Faça uma cova no meio.
- Desfaça o fermento em 0,5 dl de água tépida. Coloque-o na cova da farinha e envolva tudo.
- Coloque os ovos na farinha e envolva bem, fazendo-os absorver a farinha.
- Junte as gorduras e derreta-as em lume brando. Depois, junte-as à massa, envolvendo tudo até obter uma massa fina (pode juntar água, se necessário).
- Bata a massa com as duas mãos até esta se desprender completamente do seu alguidar e aparecerem umas bolhas à superfície.
- Polvilhe a massa com um pouco de farinha, cubra o alguidar e deixe a massa levedar num local tépido, sem uma fonte de calor direta, durante cerca de duas horas.
- A massa estará levedada quando atingir o dobro do volume.
- Unte um tabuleiro retangular com banha. Reserve.
- Corte o chouriço e o salpicão às rodelas, e o presunto em tiras.
- Divida a massa em três partes, com uma delas a ser um pouco maior. Use esta parte maior para forrar o fundo do tabuleiro.
- Espalhe por cima metade das carnes e da salsa. Cubra com outro pedaço de massa e repita.
- Tape o folar com a terceira parte de massa e una os bordos a esta camada final.
- Deixe que o folar levede novamente, até aparecerem à superfície umas bolhinhas.
- Por fim, pincele com a gema de ovo e leve ao forno bem quente, durante cerca de 45 minutos.
Dicas
- O folar de Valpaços deve levedar duas vezes, pelo que não pode saltar esse passo à frente.
- Procure usar azeite e carnes típicos desta região, para um sabor ainda mais autêntico.
- O tempo de cozedura vai variar segundo o tipo de forno, pelo que deverá estar atento ao processo.
- Lembre-se que o folar de Valpaços não leva frango, por muito que encontre receitas na Internet que usem esse ingrediente.