A arte de fazer licores é muito típica do nosso país, onde existe uma tradição ainda muito viva de se criar este tipo de bebida. Se tem curiosidade em criar o seu, deixamos-lhe uma receita simples e cheia de sabor. Faça o nosso licor de pêssego e diga-nos como correu!
Imagine servir um licor extremamente refrescante, feito à base de uma fruta que, além de muito saborosa, possui incontáveis propriedades benéficas à saúde. Nesta receita, mostramos-lhe como prepara esta bebida tipicamente portuguesa e deixar os seus convidados encantados! E a melhor parte é que se trata de uma receita barata, rápida, de fácil preparo e que utiliza poucos ingredientes. Ideal para saborear em casa. Quer aprender a fazer essa bebida maravilhosa e encantar a todos?
Quais são os ingredientes desta bebida sensacional?
Para o preparo, vamos utilizar apenas 4 ingredientes: aguardente, açúcar, água e, obviamente, pêssego. Sim! Para preparar essa receita surpreendente, nada mais é necessário. Basta seguir passo a passo a forma de preparo que explicamos a seguir, e o seu licor de pêssego vai ser um sucesso.
A base do licor: o pêssego
O licor de pêssego não se resume a uma bebida alcoólica apetitosa. Na realidade, ele é muito mais do que isso, já que, na sua base, está uma fruta repleta dos mais variados benefícios medicinais e que fazem muito bem à saúde, ajudando a prevenir e combater várias enfermidades. De acordo com os nutricionistas, o pêssego é muito rico em fibras e, por
isso, excelente para regular o funcionamento do intestino. Contém minerais, como fósforo, cobre, manganês, magnésio, iodo e ferro. Nele se encontram também carboidratos e proteínas.
Esta fruta é constituída por vitamina C e betacaroteno, compostos com propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres. Isso ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, como de mama, de pele, de cólon e de pulmão. Para além da vitamina C, ainda estão presentes as vitaminas A e do complexo B. A vitamina B5, por exemplo. evita problemas de pele, do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Como se não bastassem essas importantes características, o pêssego possui um sabor adocicado, que combina muito bem com sobremesas, a exemplo do bolo de café e canela e do bolo de laranja e azeite.
É possível substituir o pêssego nesta receita?
Se mesmo sabendo dos enormes benefícios do pêssego para a saúde, quiser substituir por outra fruta mais afeita ao seu paladar, uma excelente opção é a nectarina. Trata-se de uma fruta suculenta, que, segundo os nutricionistas, é mais nutritiva do que o próprio pêssego.
Onde servir o licor de pêssego?
Sabemos que algumas particularidades fazem toda a diferença no momento de servir as bebidas. Para cada uma delas, existe sempre o copo, a taça o dose ideal, a fim não somente de tornar o momento mais aprazível, mas também de enfatizar o seu sabor.
Para que os seus visitantes tenham uma experiência ainda mais inesquecível ao experimentar a sua receita de licor de pêssego, não utilize um copo comum, ou uma taça de vinho. Por conta do seu sabor fascinante, o licor de pêssego deve ser degustado em cálices pequenos, para poderem ser apreciados sem pressa, para que esse sabor seja sentido tanto na língua, quanto no céu da boca. Mas, atenção: os cálices dos licores nunca devem ser preenchidos até à borda.
Este licor de pêssego vai ser um sucesso na sua próxima reunião com amigos e familiares. Pronto para receber muitos elogios? Então, de que está à espera para pôr em prática essa receita maravilhosa? Veja abaixo o modo de preparo, veja como é simples a receita e deite mãos à obra. Bom apetite!

Licor de pêssego
Ingredientes
- 1 kg de pêssegos maduros
- 1 l de aguardente
- 800 g de açúcar
- 800 ml de água
Preparação
- Lave, descasque os pêssegos e corte-os em pedaços pequenos.
- Coloque o pêssego num frasco grande e junte-lhes a aguardente. Tape e deixe macerar por 30 dias.
- Retire a polpa do pêssego e junte à aguardente a calda feita com a água e o açúcar.
- Feche o frasco e vá agitando ao longo do dia, para dissolver o açúcar.
- Após 24 horas, filtre e engarrafe o seu licor.
Dicas
- Procure partir os pêssegos em pedaços pequenos, para libertar o máximo de sumo destes na aguardente.
- Pode juntar um pouco de menta ao licor, ao mesmo tempo que a aguardente. Coe esta menta quando retirar a polpa de pêssego.