Pataniscas de atum

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

As pataniscas são um clássico na nossa culinária, sendo uma forma inteligente de aproveitar algumas sobras que tenhamos por casa e dar-lhes uma nova e saborosa vida no nosso prato. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer umas deliciosas pataniscas de atum, que vão encantar todos os que as provarem.

Servidas com todo o tipo de acompanhamentos (ou até com uma salada, nos dias em que quer algo mais leve), estas pataniscas de atum são muito fáceis de fazer, usam poucos ingredientes e ficam prontas em poucos minutos. Assim, serão certamente um daqueles pratos a repetir muitas mais vezes.

Pataniscas de atum: como saber que o óleo está pronto a ser usado?

Para terminar a preparação das suas pataniscas de atum, é necessário fritá-las em óleo bem quente. Afinal, se o óleo ainda não tiver a temperatura certa, o resultado serão umas pataniscas oleosas e pouco crocantes. Para que isso não aconteça, deixamos-lhe algumas dicas para saber quando o óleo está pronto a ser usado.

Se tiver um termómetro, basta verificar o óleo para saber a sua temperatura. A temperatura ideal do óleo para a maior parte das frituras situa-se entre os 170 e os 185ºC. Se o seu termómetro indicar essa temperatura, o óleo está pronto para começar a fazer as suas pataniscas de atum.

Mas sem um termómetro, como é que sabe quando o óleo está pronto? Uma forma é deitar um grão de pipocas no óleo. Se as pipocas rebentarem, isso indica que o óleo está no intervalo de temperatura correto para fritar. Outro método fácil e seguro é enfiar a ponta de uma colher de pau no óleo. Se vir que se formam muitas bolhas à volta da madeira e que estas começam a flutuar para cima, o óleo está pronto para fritar.

Se estiver a borbulhar muito, o óleo está demasiado quente; deixe-o arrefecer um pouco e verifique novamente a temperatura. Outro método que é frequentemente sugerido é adicionar uma ou duas gotas de água ao óleo. Mas o óleo e a água não se misturam, e pode sofrer uma queimadura desagradável se esta salpicar para cima de si, pelo que é aconselhável evitar este método.

Porque é que a temperatura do óleo é importante
Se o óleo estiver demasiado quente, as pataniscas de atum queimam no exterior antes de cozinharem no interior. Mas o problema mais comum com a temperatura do óleo é que está demasiado baixa, o que faz com que os alimentos comecem a absorver o óleo. Por isso, se já comeu um alimento frito com um sabor demasiado gorduroso, é provável que tenha sido frito a uma temperatura demasiado baixa.

Escolher o óleo correto
Existem muitas opções de óleo de cozinha, e pode ser confuso quando se está no corredor da mercearia a tentar decidir qual comprar.

O óleo vegetal é um dos mais utilizados porque tem um ponto de fumo relativamente elevado. Também é comum o óleo de canola, que é mais saudável do que o óleo vegetal devido ao seu baixo teor de gorduras saturadas e ao seu elevado teor de gorduras monoinsaturadas. O azeite é o mais saudável de todos os óleos e é ótimo para molhos para salada e para fritar a baixas temperaturas. Mas tem um ponto de fumo baixo, pelo que não é geralmente a escolha ideal para fritar pataniscas de atum.

Independentemente do óleo que utilizar, guarde-o à temperatura ambiente num local seco e escuro e conservá-lo-á durante cerca de um ano. Depois de fritar, deite fora o óleo num recipiente à prova de fugas e coloque-o no oleão, e nunca no ralo do lava-loiça.

Faça esta receita de pataniscas de atum e maravilhe-se com o seu sabor. Bom apetite!

Pataniscas de atum

A forma perfeita de dar nova vida a sobras
Preparação 15 minutes
Cozedura 15 minutes
Total 30 minutes
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 350 g de atum em conserva
  • 3 ovos
  • 1 cebola média
  • 3 colheres de sopa de farinha
  • Q.b. de sal, pimenta e salsa picada
  • Óleo vegetal para fritar

Preparação
 

  • Escorra bem o atum e reserve.
  • Pique finamente a cebola.
  • Misture os ovos e a farinha numa tigela e misture até obter uma massa homogénea.
  • Adicione a salsa picada e mexa novamente até estar incorporada.
  • Adicione os pedaços de atum, cebola picada e sal e pimenta a gosto. Misture bem até que todos os ingredientes estejam envolvidos na massa.
  • Aqueça o óleo numa panela. Quando estiver quente, frite pequenos pedaços do preparado de atum. Use uma colher para moldar as pataniscas.
  • Retire as pataniscas do óleo quando estiverem douradas dos dois lados. Escorra-as em papel absorvente e sirva imediatamente.

Dicas

  • Se tiver legumes extras, como cenoura ou courgette, pode adicioná-los às pataniscas. Pode cortar estes legumes em pedaços e adicioná-los à massa ao mesmo tempo que o atum.
  • Além da salsa, pode usar coentro para dar cor e sabor à receita.
  • Se a massa estiver muito líquida, adicione um pouco mais de farinha até obter a consistência desejada.
  • Pique dois dentes de alho e junte-os ao preparado de atum para um sabor ainda mais agradável. Também pode usar alho em pó para essa finalidade.
  • Com duas colheres, modele as pataniscas como se fossem bolinhos de bacalhau. Também pode colocar um pouco de massa na frigideira e achatá-la com uma colher.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas