Sopa de feijão verde

Mais populares

Apetece-lhe uma sopa quentinha e deliciosa, mas não lhe apetecer comer as sopas do costume? Temos a solução para si: uma sopa de feijão verde! O resultado sai sempre bem, e verá que vai ficar fã desta receita, muito rápida e simples de se fazer. Este prato funciona bem como entrada, mas é também perfeito como refeição principal, especialmente naqueles dias em que lhe apetece comer algo rico em sabor, mas que seja rápido.

A sua sopa de feijão verde vai ficar pronta em poucos minutos e vai-lhe permitir começar a sua refeição da melhor forma, dando-lhe nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo e ajudando a reconfortar o seu estômago antes de servir o prato principal. Tem um sabor muito agradável, adorado por adultos e crianças, e é uma das sopas mais populares nas mesas de muitas famílias portuguesas.

Sopa de feijão verde: quais os benefícios de comer esta sopa?

O feijão verde é um alimento básico comum nos lares de todo o país. Apesar do seu nome, no entanto, nem sempre são verdes. O feijão verde é um tipo de feijão comum (Phaseolus vulgaris), e pode ser amarelo ou roxo, também. Seja qual for a cor, todos podem ser usados na sopa de feijão verde.

O feijão verde é nativo da América do Norte, do Sul e Central. Hoje em dia, porém, crescem em todo o mundo. Crescem durante todo o ano, o que significa que os encontrará nas mercearias, seja qual for a estação do ano. No entanto, a sua época alta é entre maio e outubro, que é quando os encontrará frequentemente nos mercados locais de agricultores.

Embora possam ter poucas calorias, os feijões verdes contêm muitos nutrientes importantes que proporcionam vários benefícios para a saúde. As leguminosas estão cheias de antioxidantes, incluindo vitamina C, flavonóis e quercatina. Estes antioxidantes combatem os radicais livres no organismo, o que ajuda a reduzir os danos celulares e pode ajudar a diminuir o risco de determinadas condições de saúde.

Outros benefícios para a saúde do feijão verde incluem:

  • Melhorar a saúde do coração. O feijão verde está cheio de fibra, que é um nutriente importante por muitas razões. As fibras solúveis, em particular, podem ajudar a melhorar a saúde do seu coração, baixando os níveis de colesterol LDL (mau colesterol). Estas fibras irão estar presentes na sopa de feijão verde.
  • Proteger a saúde intestinal. A fibra do feijão verde ajuda a manter o seu sistema digestivo saudável e a funcionar bem. No entanto, se tiver um distúrbio digestivo como a síndrome do intestino irritável, certos tipos de fibra podem fazer mais mal do que bem, deixando-o com gases, inchaço, e desconforto intestinal.
  • Proteger a saúde óssea. Os feijões verdes são ricos em vitamina K, e também contêm uma quantidade decente de cálcio. Estes nutrientes são importantes para manter ossos fortes e saudáveis e reduzir o risco de fraturas.
  • Reduzir os sintomas de depressão. A obtenção de folato suficiente é importante para reduzir a depressão. A obtenção de folato suficiente ajuda a reduzir a quantidade de homocisteína no seu corpo. Demasiada homocisteína pode interferir com a sua produção natural de serotonina, dopamina, e norepinefrina, hormonas que regulam o seu humor, bem como o seu sono e apetite.
  • Pode ajudar com a anemia. O ferro é uma parte essencial dos glóbulos vermelhos do sangue que transporta oxigénio dos pulmões para todas as outras células do corpo. A ingestão insuficiente de ferro pode levar à anemia, que se caracteriza pela fadiga, fraqueza e atordoamento. O feijão verde fornece uma fonte decente de ferro à base de plantas que pode ajudar a garantir que obtém a quantidade necessária para evitar a anemia.
  • Pode ajudar a prevenir o cancro. O feijão verde contém clorofila, que pode ajudar a retardar o crescimento de tumores cancerígenos e a reduzir o risco de cancro. No entanto, é necessária mais investigação para confirmar os benefícios anticancerígenos da clorofila.

Portanto, existem muitos benefícios em consumir esta sopa de feijão verde!

Faça ainda hoje a sua sopa de feijão verde e delicie-se com o seu sabor, enquanto o seu corpo recebe uma boa dose de nutrientes. Bom apetite!

Sopa de feijão verde

Simples, mas muito rica em sabor.
Preparação 5 mins
Cozedura 20 mins
Total 25 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 200 g feijão verde
  • 500 g de batatas
  • 1 L de caldo de legumes
  • 1 cebola
  • Qb sal, pimenta e azeite

Preparação
 

  • Descasque as batatas em cubos, e corte a cebola em pedaços. Numa panela, coloque um fio de azeite, as batatas, a cebola, e um pouco de sal e pimenta.
  • Junte o caldo de legumes e ligue o fogão. Deixe que as batatas cozam. Entretanto, corte o feijão verde em pedaços e reserve-os.
  • Quando as batatas estiverem prontas, use uma varinha mágica para triturar tudo.
  • Volte a levar a panela ao lume e junte o feijão verde. Deixe cozinhar durante mais quinze minutos.
  • Ajuste os temperos, se for necessário, e desligue o fogão. A sua sopa está pronta!

Dicas

  • Enriqueça ainda mais a sopa usando um pouco de cenoura e de alho francês. Coloque estes legumes ao mesmo tempo que as batatas.
  • Dê mais sabor ao prato usando 2 dentes de alho. Corte-os em pedaços e junte-os à sopa ao mesmo tempo que a cebola e as batatas.
  • Se não tiver caldo de legumes em casa, use água. O sabor não fica comprometido, e os resultados são igualmente bons.
  • Antes de servir, junte algumas ervas aromáticas secas à sua sopa, como decoração e como forma de dar mais sabor. Pode usar manjericão, orégãos ou até salsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes