As sopas são a forma perfeita de iniciar uma refeição, sendo também ideais para aquelas ocasiões em que não tem tanta fome e procura uma comida mais leve e reconfortante. Assim, mostramos-lhe como pode fazer uma maravilhosa sopa de abóbora com gengibre, com um toque aromático especial.
Nesta receita, a grande estrela é o gengibre ralado, que ajuda a tornar esta sopa ainda mais deliciosa e apelativa, cativando quem a prova pelos seus sabores, pouco comuns na nossa culinária mais tradicional. Assim, esta sopa de abóbora com gengibre é perfeita para todo o tipo de ocasiões.
Sopa de abóbora com gengibre: incorporar o gengibre na sua cozinha
O gengibre é, sem dúvida, uma das especiarias culinárias mais versáteis que pode dar um sabor único a muitos dos nossos pratos favoritos (como acontece no caso da sopa de abóbora com gengibre). Apresentando-se como um rizoma fresco ou como uma especiaria em pó/moída/seca, o gengibre pode ser útil de muitas formas.
Para dar sabor a sopas e caldos
As notas de sabor divino do gengibre intensificam-se essencialmente quando incorporadas em líquidos. Na maioria das vezes, o rizoma de gengibre fresco é picado, cortado, fatiado ou ralado para ser combinado com sopas ou caldos ricos.
O gengibre fresco também complementa muitas ervas e combina com a doçura subtil de vegetais como cenouras e batatas doces. Assim, não é de admirar que fique tão bem nesta sopa de abóbora com gengibre.
Em saladas, molhos e vinagretes
A melhor coisa sobre esta especiaria é que a sua pungência não diminui, independentemente da forma como a usamos. O rizoma fresco é um sabor suplementar incrível para muitas saladas. O gengibre moído ou picado também pode ser utilizado para fazer molhos para saladas e vinagretes picantes, acompanhados de ingredientes como sumo de laranja, xarope de ácer, mel, óleo de sésamo, mostarda dijon, azeite, etc. Podem ser utilizados tanto em saladas frias como cozinhadas.
Para incorporar em molhos
Esta especiaria é frequentemente combinada com alho, molho de soja, cebolinhas, cebolas, vinagre, açúcar e óleo de sésamo quando se fazem molhos. Além disso, o gengibre reforça o sabor dos molhos à base de natas, que podem ser usados para servir com legumes frescos, marisco e batatas fritas.
Na preparação de bebidas
Embora a adição mais popular de gengibre nas bebidas seja o chá de gengibre e o ginger ale, sabia que também pode ser utilizado em muitas outras bebidas deliciosas? O gengibre contribui para muitas bebidas saudáveis combinadas com ingredientes como o açafrão, canela, limão e mel.
Faça ainda hoje a sua sopa de abóbora com gengibre e delicie-se com o seu sabor. Bom apetite!

Sopa de abóbora com gengibre
Ingredientes
- 1 l de água
- 1 cebola picada
- 500 g de abóbora
- 3 dentes de alho picados
- 10 sementes de abóbora
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado
- Q.b. de sal, pimenta e pão
Preparação
- Corte a abóbora em 4 ou 5 partes e refogue numa panela com azeite, cebola e alho.
- Adicione água e deixe cozinhar até a abóbora ficar bem macia.
- Deixe arrefecer um pouco e bata tudo no liquidificador até obter um creme liso.
- Retorne o creme de abóbora para a panela e acrescente o gengibre ralado. Aqueça por mais 5 minutos.
- Corte o pão em pedaços pequenos e coloque-o numa frigideira com um pouco de azeite, alho e sementes de abóbora. Deixe refogar.
- Coloque a sopa de abóbora com gengibre num prato e junte o pão aromatizado, assim como as sementes. Sirva ainda quente.
Dicas
- Se quiser, pode usar outros legumes e vegetais na sua sopa, para lhe dar ainda mais vida e sabor.
- Pode substituir o gengibre fresco por gengibre em pó, embora deva usar uma quantidade um pouco maior para obter o mesmo sabor.
- Pode decorar a sopa com outras coisas que não o pão e as sementes de abóbora. Algumas boas opções são microvegetais ou pedaços de queijo.