Canja de amêijoas

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

Quando pensamos em canjas, pensamos em algo como a canja de galinha, mas a verdade é que esta pode sere feita recorrendo aos mais diversos ingredientes. Um bom exemplo é a receita de hoje, de canja de amêijoas, receita cheia de sabor e que cativa todos aqueles que a provam.

Servida com um pouco de pão, esta canja de amêijoas vai ser um verdadeiro sucesso em sua casa, ficando particularmente bem em ocasiões mais festivas ou mesmo nos dias mais quentes de verão (se servida um pouco mais fria). Seja como for, temos a certeza de que vai querer repetir este prato muitas mais vezes, assim que o provar.

Escolher e armazenar as amêijoas para a sua canja de amêijoas

As amêijoas podem ser encontradas durante todo o ano sob várias formas, incluindo frescas (com e sem concha), congeladas e enlatadas. São melhores nos meses de clima frio, uma vez que são suscetíveis a bactérias nos meses de verão, embora sejam mais fáceis de apanhar nessa altura. Por conseguinte, são geralmente mais baratas durante a estação quente. Quer tenham a concha ou não, as amêijoas são altamente perecíveis e devem ser comidas ou cozinhadas o mais rapidamente possível.

Escolher a melhor amêijoa para a canja de amêijoas

As amêijoas sem concha devem ser carnudas, ter um cheiro fresco e ser pesadas para o seu tamanho. Evite as que têm um odor a amoníaco. O sumo da amêijoa deve ser claro e não deve ter fragmentos de concha. A carne das amêijoas pode variar entre o branco cremoso, o cinzento e o laranja escuro. As amêijoas frescas vivas, devidamente manuseadas, duram 2 dias no frigorífico em condições ótimas.

As amêijoas inteiras ainda com casca devem ser vendidas vivas. As amêijoas frescas, não descascadas, devem ser conservadas no frigorífico num saco poroso de serapilheira ou de outro material natural. Se não tiver sacos de pano, guarde-as numa tigela coberta com um pano húmido no frigorífico, mas não no gelo. Nunca as guarde em plástico selado ou submersas em água – elas morrerão por falta de oxigénio.

Utilize amêijoas frescas, de preferência no prazo de 24 horas, embora, se forem verdadeiramente frescas, durem alguns dias sob refrigeração. Deite fora todas as amêijoas frescas e vivas com as conchas abertas ou que não fecham quando são batidas, bem como as que têm as conchas partidas. Se conseguir sacudir as metades da concha de um lado para o outro, é um indício seguro de que a amêijoa já não está viva.

Como congelar as amêijoas para a canja de amêijoas

Não congele as amêijoas nas suas conchas. Para congelar as amêijoas, descasque-as, tendo o cuidado de guardar o líquido. Passe-as por água salgada (1 colher de sopa de sal para 1 litro de água) e coloque-as num recipiente com o líquido reservado para as amêijoas e mais água salgada, de modo a ficarem completamente cobertas. As amêijoas congeladas duram até 3 meses a -18ºC. Descongele as amêijoas congeladas no frigorífico antes de as utilizar na sua canja de amêijoas e nunca volte a congelá-las.

As amêijoas cozidas podem ser armazenadas num recipiente tapado no frigorífico até 4 dias. O congelamento não é recomendado para amêijoas cozinhadas, uma vez que estas se tornam extremamente duras e borrachudas.

Faça esta canja de amêijoas em sua casa e maravilhe-se com o resultado. Bom apetite!

Canja de amêijoas

Uma sopa cheia de sabor
Preparação 10 minutes
Cozedura 15 minutes
Total 25 minutes
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 800 g de amêijoa descongelada
  • 2 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 100 g de alho francês em rodelas
  • 100 g de cenoura ralada
  • 1 ramo de coentros picados
  • 4 ovos
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • Sumo de um limão
  • 7 dl de água

Preparação
 

  • Num tacho, coloque o azeite a aquecer. Junte a cebola, alho, alho francês e cenoura, e deixe cozinhar até estes ingredientes estarem moles.
  • Adicione as amêijoas, tape o tacho e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, até abrirem.
  • Retire tudo do lume. Reserve algumas amêijoas com tacho e, nas restantes, descarte-se da concha, deixando o miolo no tacho onde cozinharam.
  • Junte as folhas de coentros ao tacho, temperando com sal e sumo de limão. Adicione depois a água e deixe ferver.
  • Por fim, abra os ovos para o tacho, e leve a lume brando até as claras coagularem. Sirva tudo de imediato.

Dicas

  • Pode usar outras ervas aromáticas da sua preferência, assim como outros legumes.
  • Sirva a sopa com um pouco de pão torrado.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas