Canja de galinha de Natal

Mais populares

A canja de galinha é apreciada em Portugal durante todo o ano, até porque é muito fácil de se fazer. No entanto, existem versões mais elaboradas desse prato, que, apesar de não serem complicadas, usam um pouco mais de ingredientes, e que são usadas em épocas especiais. É o caso da nossa receita de hoje, em que lhe mostramos como fazer uma canja de galinha de Natal.

É claro que pode fazer uma canja de galinha deliciosa usando poucos ingredientes, e certamente que os seus convidados a irão apreciar. Mas a verdade é que, em ocasiões especiais como o Natal, sabe sempre bem sair da rotina, o que é verdade mesmo em termos culinários. É por isso que decidimos deixar-lhe esta receita incrível, para que a possa experimentar.

O caldo

A base do sucesso deste prato é o caldo, rico em sabor e que, surpreendentemente, não usa muitos ingredientes para o conseguir. Basta usar água, sal a seu gosto, cebola, cenoura e alho-francês. É claro que lhe pode dar um pouco mais de sabor usando um raminho de ervas aromáticas, como salsa e tomilho. Ate o raminho de ervas para garantir que as consegue retirar com facilidade antes de servir a sua canja de galinha de Natal.

Por outro lado, pode sempre usar algumas especiarias para potenciar o sabor do caldo. A pimenta preta moída é um clássico que fica sempre bem, mas se quer inovar e fazer algo de verdadeiramente diferente, junte um pau de canela ao seu caldo, retirando-o depois antes de servir a sopa. Verá que o resultado ficará muito aromático e bem de acordo com o espírito do Natal!

A importância do frango

O frango é outro dos componentes que servirá para aromatizar o seu caldo. Ao colocá-lo na panela com os restantes ingredientes, está a fazer mais do que economizar um tacho na preparação da receita. Está também a dar o sabor do frango ao seu caldo, algo que vai fazer toda a diferença em termos de resultados. Algumas pessoas usam apenas partes do frango que não têm ossos , como os peitos, mas a verdade é que os ossos ajudam a dar muito sabor ao caldo e a sua presença enriquece em muito esta canja de galinha de Natal. Depois, para uma apresentação mais cuidada, irá retirar a pele e os ossos ao frango, desfiando-o e reservando-o enquanto se continua a preparar o caldo.

O uso de manteiga e farinha

Pode parecer estranho usar farinha e manteiga na preparação da sua canja de galinha de Natal, mas a verdade é que este é um truque muito usado na culinária francesa, que nós podemos e devemos adaptar à nossa própria culinária. Se segue programas de cozinha, já terá ouvido falar num roux. E um roux é nada mais, nada menos que uma mistura de uma gordura (geralmente manteiga) com farinha. Esta mistura vai permitir engrossar molhos e caldos, sem alterar o seu sabor e a sua textura. É importante que prepare o roux à parte, para evitar que a farinha crie grumos quando a adicionar ao seu caldo.

As natas como toque final

É verdade que as natas tornam a sua canja de galinha de Natal mais calórica, mas também é verdade que um dia não são dias! Afinal, as natas são também uma boa forma de dar mais cremosidade à sua sopa, pelo que recomendamos que as use. É claro que, se preferir, pode optar por não adicionar natas à sua canja, e o resultado será na mesma excelente.

Fazer uma canja de galinha de Natal, diferente e cheia de sabor, não é muito complicado e, apesar de usar alguns truques culinários diferentes, acaba por não levar muito tempo. E o resultado vale bem a pena! Portanto, siga a nossa receita e prepare-se para entrar num mundo de sabor. Bom apetite!

Canja de galinha de Natal

Uma receita de canja diferente, mas cheia de sabor
Preparação 40 mins
Cozedura 50 mins
Total 1 hr 30 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1/2 frango arranjado e em pedaços
  • 1 cebola
  • 2 cenouras
  • 1/2 alho-francês
  • 2 l de água
  • 12 ovos de codorniz
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 60 g de manteiga
  • 100 g de farinha
  • 2 dl de natas
  • Q.b. de sal e cebolinho picado

Preparação
 

  • Descasque a cebola e as cenouras. Corte a cebola em quartos e a cenoura em pedaços. Corte também o alho-francês em pedaços.
  • Leve a lume a água, temperada com sal, e junte-lhe a cebola, a cenoura e o alho-francês. Deixe começar a ferver.
  • Adicione o frango à panela e deixe cozer. Entretanto, coza os ovos de codorniz à parte, descascando-os e reservando-os assim que estiverem prontos.
  • Quando o frango estiver cozido, retire-o da panela, retire-lhe as peles e os ossos e desfie-o. Reserve.
  • Passe o caldo por um passador de rede, até perfazer 1,5 litros. Junte-lhe o cubo de caldo de galinha e leve-o ao lume, até começar a ferver.
  • Numa panela à parte, derreta a manteiga. Depois, junte-lhe a farinha e mexa bem, até ter uma mistura homogénea. Junte essa mistura à panela de caldo, mexendo continuamente.
  • Deixe o caldo cozinhar mais oito minutos, mexendo de vez em quando.
  • Acrescente novamente o frango desfiado e junte as natas. Mexa bem e retifique os temperos, se necessário.
  • Coloque a canja numa terrina e junte-lhe os ovos de codorniz cortados ao meio. Polvilhe com o cebolinho picado.

Dicas

  • Pode também decorar o seu prato com alguns frutos secos torrados, como amêndoas e nozes. Pique os frutos secos e coloque-os por cima da sopa quando esta estiver na terrina.
  • Pode adicionar algumas ervas aromáticas à sua canja, usando, por exemplo, um raminho de diferentes ervas durante a preparação do caldo. Depois, basta retirar o raminho quando for servir a sopa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes