Tarte de maracujá e leite condensado

Mais populares

Fazer tartes em casa não é uma tarefa complicada e permite-nos criar uma sobremesa saborosa e que agrada a todo o tipo de paladares em poucos minutos. Se está à procura de uma versão um pouco mais tropical das tradicionais tartes, então esta nossa receita de tarte de maracujá e leite condensado é perfeita para si.

Nela, iremos criar a base em casa, mas não se preocupe, porque ficará pronta em poucos minutos. Depois, apenas terá que misturar todos os ingredientes para fazer o creme, colocar por cima da base que criamos, e levar ao frigorífico, até ser altura de servir. Portanto, esta receita de tarte de maracujá e leite condensado não podia ser mais simples. Sirva-a sozinha ou acompanhada com outros doces da sua preferência, para uma mesa ainda mais farta, e verá que todos irão gostar.

Tarte de maracujá e leite condensado: benefícios do consumo de maracujá

O maracujá cresce em trepadeiras em regiões tropicais como a Austrália, Nova Zelândia e Havai (ou, no nosso caso, na Madeira), e de fora, parece pequeno e em forma de ovo, com pele amarela ou púrpura. Pode confundi-lo até com um pequeno limão ou ameixa – até o cortar ao meio. Por dentro, está cheio de sementes crocantes numa polpa amarela suculenta.

O maracujá tem um sabor doce e ácido, e tem um odor distinto frequentemente reproduzido em produtos de banho e velas. Apenas a polpa e as sementes são boas para comer (sendo usadas nesta receita de tarte de maracujá e leite condensado), e há muitos benefícios para a saúde em consumir apenas algumas colheradas.

  • Vitamina C. O maracujá está cheio deste antioxidante. O seu corpo utiliza-o para fazer vasos sanguíneos, cartilagem, músculos e colagénio, o que mantém a pele com um aspeto jovem. Também ajuda o seu corpo a sarar, reduz a inflamação, e protege as suas células de danos. Quando se obtém vitamina C suficiente, diminuem-se as hipóteses de contrair constipações e certos tipos de cancros.
  • Vitamina A. A polpa do maracujá e as sementes crocantes têm 8% da vitamina A de que necessita todos os dias. É a chave para olhos e células saudáveis, reprodução, e imunidade.
  • Fibra. O maracujá tem muita fibra. A fibra mantém o intestino saudável e em movimento, e faz-nos sentir mais cheios por mais tempo. Também reduz o colesterol e o risco de diabetes, doenças cardíacas, e certos tipos de cancro.
  • Nutrientes. O maracujá também fornece ao seu corpo cálcio, magnésio, fósforo, potássio, e folato. Estes ajudam os seus rins, nervos, músculos, e ritmo cardíaco em grande medida.

Gelatina em folhas: como usar?

A gelatina é um derivado animal que é utilizado para fixar líquidos doces (como o creme desta tarte de maracujá e leite condensado) ou salgados para criar uma geleia. Ao comprar gelatina, pode encontrá-la em duas formas diferentes: folhas e pó.

Embora ambas as versões sejam feitas a partir de colagénio animal (embora também existam substitutos vegetais), precisam de ser tratadas de forma diferente. Cada uma também criará um resultado ligeiramente diferente no prato, pelo que um tipo pode ser recomendado sobre o outro para certas receitas. Existem também alternativas à gelatina, que são perfeitas para dietas especiais que evitam produtos de origem animal.

A folha de gelatina é feita quando a gelatina é seca numa folha plana. Alguns consideram este tipo o agente de endurecimento preferido para fazer doces, como esta tarte de maracujá e leite condensado, uma vez que dá um resultado muito claro, limpo e sem sabor. Os cozinheiros também podem achar as folhas mais fáceis de usar, uma vez que a medida é simplesmente contar as folhas em vez de pesar quantidades de pó.
Para prepara a sua gelatina para esta receita de tarte de maracujá e leite condensado, siga os seguintes passos:

  1. Coloque a quantidade necessária de folhas de gelatina num prato ou bandeja rasa com fundo plano.
  2. Cubra completamente com água fria, assegurando que as folhas não se colam.
  3. Deixe as folhas mergulhadas durante 4-6 minutos até amolecerem completamente; quanto mais folhas, mais tempo demorarão amolecer.
  4. Retire as folhas da água e esprema qualquer excesso de humidade.
  5. Acrescente 3 colheres de sopa de água quente às folhas de gelatina e dissolva-as nessa água.
  6. Assim que a gelatina tiver dissolvido coloque-a no creme de maracujá e prossiga com a receita de tarte de maracujá e leite condensado.

Faça ainda hoje esta tarte de maracujá e leite condensado e delicie-se com o seu sabor incrível. Bom apetite!

Tarte de maracujá e leite condensado

Uma tarte com um sabor tropical, muito agradável
Preparação 10 mins
Cozedura 20 mins
Total 30 mins
Refeição Doces
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 300 g de bolacha Maria triturada
  • 250 g de manteiga
  • 1 lata de leite condensado
  • 400 g de natas
  • 1 lata de polpa de maracujá
  • 3 folhas de gelatina neutra

Preparação
 

  • Derreta a manteiga. Depois, junte-lhe a bolacha, misture bem e cubra o fundo de uma tarteira com esta mistura. Leve ao frigorífico enquanto prepara o creme.
  • Numa taça, misture o leite condensado e as natas. Acrescente a polpa de maracujá e volte a misturar até ter um creme homogéneo.
  • Demolhe a gelatina em água fria por 5 minutos. Depois, derreta essa gelatina em 3 colheres de sopa de água quente. Mexa bem.
  • Junte a gelatina ao creme de maracujá e volte a mexer. Por fim, coloque o creme na tarteira, por cima da base de bolacha.
  • Leve ao frigorífico por pelo menos 4 horas antes de servir a tarte.

Dicas

  • Pode usar polpa de maracujá fresco em vez de maracujá em lata, para esta receita.
  • Pode decorar a sua tarte com um pouco de chantilly, ou com um pouco de polpa de maracujá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes