A nossa doçaria tradicional é muito rica e variada, existindo opções que agradam a todos os paladares, seja qual for a ocasião. Se procura um bolo leve, fofo e muito fácil de fazer, que tenha o toque tradicional do nosso país, então esta receita de bolinhol de Vizela é perfeita para si!
Apenas terá que seguir as nossas indicações e, em poucos minutos, conseguirá resultados de comer e chorar por mais. Pode servir o seu bolinhol de Vizela sozinho ou acompanhado de outros doces mais tradicionais, que fará sempre um sucesso e os seus convidados irão adorar. E, com uma receita tão simples, não há desculpas para não experimentar por si próprio!
Bolinhol de Vizela: curiosidades sobre a farinha
A farinha é parte integrante deste bolinhol de Vizela, ajudando a dar estrutura a todo o doce e dando-lhe a sua textura caraterística, semelhante ao pão-de-ló. Mas será que conhecia algumas curiosidades sobre este ingrediente, tão usado na culinária de todo o mundo?
- As primeiras provas arqueológicas de sementes de trigo esmagadas entre simples mós para fazer farinha datam de 6000 a.C.
- Os romanos fizeram farinha moendo sementes em moinhos, uma combinação de duas pedras das quais uma, superior, é convexa e outra, inferior, côncava. A parte superior era movida por um animal, enquanto a parte inferior ficava parada.
- Com o tempo, foram inventados diferentes mecanismos de moagem da farinha. Os antigos gregos tinham moinhos de água antes de 71 a.C. O grão era colocado entre as pedras do moinho, que eram movidas pelo mecanismo alimentado por água.
- Depois dos moinhos de água, apareceram moinhos que eram alimentados pelo vento. Os primeiros moinhos de vento conhecidos foram utilizados pelos persas em 500-900 d.C. e pelos chineses em 1200 d.C.
- Em 1879, no início da Era Industrial, foi erguido o primeiro moinho a vapor em Londres.
- Quando as vitaminas foram descobertas e a sua ligação com doenças encontradas durante a década de 1930, a farinha foi enriquecida com ferro, niacina, tiamina e riboflavina. O ácido fólico foi adicionado nos anos 90.
- A farinha de milho é feita de milho moído e pode ser utilizada como um substituto da farinha de trigo.
- A farinha de banana tem sido tradicionalmente feita com bananas verdes durante milhares de anos.
- A farinha de feijão é uma farinha produzida a partir de feijão pulverizado, seco ou maduro.
- A farinha de mandioca é feita a partir da raiz da planta da mandioca.
- A farinha de castanha é popular em algumas partes da Europa para pães, bolos e massas.
- A farinha de coco é feita a partir de coco moído e tem o maior teor de fibras de qualquer farinha.
- A farinha de café é normalmente feita com grãos de café.
- As farinhas de frutos secos são feitas a partir de frutos mais oleosos – mais comummente amêndoas e avelãs – e são utilizadas em vez ou em adição à farinha de trigo para produzir pastelaria e bolos mais secos e saborosos.
- A farinha de ervilha é uma farinha produzida a partir de ervilhas torradas e pulverizadas.
- A farinha de amendoim feita de amendoins cozidos sem casca é uma alternativa altamente proteica à farinha normal.
- A farinha de fécula de batata é obtida moendo os tubérculos a uma polpa e removendo a fibra e as proteínas por lavagem com água.
- A criatividade humana reflete-se na produção de farinha, nos muitos tipos de farinhas produzidas, e na diversidade dos alimentos cozidos que são preparados com farinha, como este bolinhol de Vizela.
Faça ainda hoje este magnífico e delicioso bolinhol de Vizela e maravilhe-se com o seu sabor e cor. Bom apetite!

Bolinhol de Vizela
Ingredientes
Para o bolo
- 200 g de açúcar
- 12 gemas
- 3 ovos
- 150 g de farinha peneirada
Para a calda
- 250 ml de água
- 200 g de açúcar
Preparação
- Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Entretanto, forre uma forma com papel vegetal. Reserve.
- Numa tigela, Junte os ovos, as gemas e o açúcar e bata bem, até ter uma mistura homogénea.
- Acrescente a farinha e envolva com suavidade, sem bater muito.
- Coloque a massa na forma forrada e leve ao forno por 25 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
- Junte o açúcar e a água para a calda num tacho.
- Deixe ferver e mantenha por alguns minutos (a calda deverá chegar aos 110ºC).
- Deixe que a calda arrefeça um pouco e, depois, espalhe-a pela superfície e pelos lados do bolinhol. Deixe secar e já pode servir.
Dicas
- A mistura das gemas, ovos e açúcar deve ser bem batida. Pelo contrário, incorpore a farinha com suavidade, evitando bater.
- Verifique a temperatura da calda com um termómetro próprio.
- Conserve o bolinhol de Vizela num recipiente fechado.