Focaccia com alecrim

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

Apesar de não serem tipicamente portuguesas, as focaccias têm conquistado bastante popularidade em todo o mundo, e o nosso país não é exceção, Afinal, receitas como a de focaccia com alecrim são muito fáceis de fazer, saborosas e combinam bem com todo o tipo de refeições.

Servida com uma refeição mais pesada ou com uma salada, como a salada de tomate e ovo cozido, para os dias em que não tem tanta fome, mas lhe apetece algo saboroso, esta focaccia com alecrim é bastante versátil e vai-lhe permitir personalizar a receita consoante o seu gosto e o que tem por casa, sempre com resultados muito satisfatórios e sem ter de despender muito tempo na sua cozinha a fazê-la.

Focaccia com alecrim: tudo sobre este tipo de pão

A focaccia é um tipo de pão italiano de fermento cozinhado em formas planas. A massa da focaccia é aromatizada com azeite e, por vezes, coberta com ervas e outros vegetais.

O pão focaccia é feito com uma farinha forte, como a farinha de pão, que é rica em glúten. A massa é estendida, colocada numa forma e depois pode ser pincelada com uma quantidade generosa de azeite. Depois de a massa ter fermentado durante cerca de uma ou duas horas, o padeiro utiliza as pontas dos dedos para fazer pequenas covinhas na massa da focaccia. A massa da focaccia é então coberta com sal grosso e ervas aromáticas, frequentemente alecrim, e quaisquer outras coberturas. Em seguida, é cozida num forno muito quente ou numa lareira. Pode utilizar-se um forno de pizza ou um forno doméstico. O segredo é ter um forno bem quente. Recomenda-se que, para fazer focaccia com alecrim em casa, o forno seja pré-aquecido a 200ºC.

Variações da focaccia com alecrim

Existem muitas variações da focaccia tradicional (ou simples). Uma forma de adicionar outros sabores é com coberturas. As coberturas mais comuns para o pão focaccia incluem azeitonas, cogumelos, cebolas ou tomates. A salva é outra erva que é frequentemente utilizada em vez do alecrim. Em Itália, existem muitas variações regionais da focaccia. Por exemplo, no Noroeste de Itália, existe uma receita popular de focaccia dolce (focaccia doce). É feita com uma base de focaccia que é polvilhada com açúcar e que leva passas, mel ou outros ingredientes doces.

Como servir a focaccia

O pão de focaccia com alecrim pode ser consumido tal como está. Pode ser cortado numa variedade de formas, incluindo quadrados, retângulos longos e finos, triângulos. Como é bastante espessa, a focaccia pode ser cortada ao meio e utilizada para fazer sandes. É também uma adição saborosa a um cesto de pão ou um acompanhamento para uma tigela de sopa ou uma salada. Uma versão doce da focaccia pode ser consumida como sobremesa ou mesmo ao pequeno-almoço, em substituição de uma torrada.

Guardar e utilizar as sobras de focaccia com alecrim

Idealmente, a focaccia fresca deve ser consumida no dia em que é confecionada. Se tiver sobras, embrulhe-as num saco de pão ou num saco com fecho de correr selado. Devido ao elevado teor de azeite, esta não fica estragada tão rapidamente como outros tipos de pão. Os pedaços grandes ou as placas de focaccia podem ser embrulhados em papel de alumínio e congelados.

Os pedaços mais pequenos de focaccia com alecrim podem ser tostados no forno para fazer croutons saborosos ou esmagados num liquidificador ou num processador de alimentos para fazer pão ralado caseiro. Se a focaccia tiver legumes ou outras coberturas, estas podem não ser boas para o pão ralado. Se puder removê-los da focaccia, faça-o. Se sobrar uma grande quantidade de focaccia doce, considere transformá-la num pudim de pão doce.

Faça a sua focaccia com alecrim e maravilhe-se com os seus resultados. Bom apetite!

Focaccia com alecrim

A forma perfeita de dar mais sabor ao seu dia
Preparação 40 minutes
Cozedura 40 minutes
Total 1 hour 20 minutes
Refeição Acompanhamentos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 300 g de farinha forte (como farinha de pão)
  • 1 saqueta de fermento seco
  • 1 colher de sopa de sal fino
  • 300 ml de água tépida
  • 50 ml de azeite (mais 15 ml à parte)
  • 15 ml de água
  • Q.b. de sal grosso e alecrim fresco

Preparação
 

  • Numa taça grande, misture a farinha, o fermento, o sal fino, a água tépida, e 50 ml de azeite.
  • Misture bem até formar uma massa, e tenda-a por alguns minutos, até estar lisa (junte mais água ou farinha, se necessário).
  • Coloque a massa numa taça limpa e cubra-a com um pano húmido. Deixe a levedar num local quente, até duplicar de volume.
  • Pincele um pouco de azeite num tabuleiro, e coloque a massa por cima.
  • Espalhe bem a massa no tabuleiro, e deixe repousar mais meia hora.
  • Ligue o forno a 200ºC enquanto espera. Entretanto, prepare também uma mistura com os 15 ml de azeite, os 15 ml de água, e o alecrim.
  • Use as pontas dos dedos para fazer depressões na massa, quando esta estiver pronta.
  • Cubra a massa com a mistura de azeite, com a ajuda de um pincel. Termine espalhando um pouco de sal grosso por cima.
  • Leve a focaccia ao forno por 15 a 20 minutos, até estar dourada por cima.

Dicas

  • Pode optar por deixar a massa no frigorífico de um dia para o outro, antes de a colocar no tabuleiro e levar ao forno.
  • Use outros ingredientes para dar mais vida à sua focaccia, como azeitonas, tomate ou outras ervas aromáticas que não o alecrim.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas