Sopa fria de pepino

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

As sopas frias são a solução perfeita nos dias mais quentes, porque nos ajudam a manter frescos e, ao mesmo tempo, dão-nos todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. Assim, deixamos-lhe a receita de uma deliciosa sopa fria de pepino, para que a experimente e se delicie com ela.

E não se preocupe, porque também não vai ter que passar muito tempo na cozinha ou a escolher os ingredientes no supermercado, porque esta é uma receita verdadeiramente simples em todos os sentidos, menos no sabor. Combina muito bem com os mais diversos sabores e é a forma perfeita de começar (ou terminar) uma refeição nos dias mais quentes, em que não temos tanta fome e nos sentimos mais atraídos por comidas mais frescas.

A preparação da sopa fria de pepino

São necessários apenas quatro ingredientes para criar uma sopa fria que é de comer e chorar por mais. O ingrediente principal e grande estrela deste prato é o pepino, que vai ser usado com casca. Portanto, lave bem este vegetal antes de o usar, para garantir que remove todas as impurezas que a casca pode conter, potencialmente. O segundo ingrediente mais frequente na sopa fria de pepino vai ser o iogurte natural, que vai dar todo o cremoso ao prato e que aporta muitos nutrientes à receita. Deverá usar um iogurte natural não açucarado para ter bons resultados. Também pode usar iogurte grego natural (igualmente não açucarado).

Segue-se a salsa picada, perfeita para dar um pouco de cor e mais sabor ao conjunto, e o sumo de limão, que dará alguma acidez a esta sopa. É claro que, se preferir um prato menos ácido, pode optar por reduzir à quantidade de sumo de limão. Vá colocando pequenas quantidades e batendo a sopa até encontrar o rácio que resulta na perfeição para o seu paladar. Por fim, use um pouquinho de sal, bata tudo e prove. Se necessário, retifique os temperos ao seu gosto.

Algumas substituições

Pode fazer algumas substituições de ingredientes nesta sopa fria de pepino, para que o resultado fique ainda mais do seu agrado. Como é de prever, não vamos alterar o pepino, mas podemos sempre adicionar um pouco mais para um sabor ainda mais acentuado. Por sua vez, o iogurte natural pode ser substituído pelo iogurte grego natural, como lhe explicámos anteriormente, criando-se assim uma sopa com uma textura diferente.

A salsa pode também ser substituída ou complementada com outra aromática da sua preferência. Recomendamos particularmente o cebolinho ou os coentros, mas a escolha é sua. Por fim, pode complementar todos os sabores usando um pouco de pimenta preta moída para temperar a sopa fria de pepino.

Antes de servir

Tem a opção de servir este prato de imediato ou de o guardar no frio pelo menos meia hora antes de o pôr na mesa. No caso de servir a sopa assim que estiver pronta, saiba que esta vai estar fresca (até porque o iogurte estava no frigorífico), mas que poderá ficar ainda melhor se a guardar no frigorífico uns minutos. Assim que retirar a sopa do frio, mexa-a ligeiramente antes de a servir, para garantir que todos os ingredientes estão bem misturados.

O que combina com a sopa fria de pepino?

Esta sopa combina muito bem com grelhados, que são também um prato muito apreciado durante o verão. Se quer fazer essa clássica combinação, recomendamos-lhe receitas como o salmão gratinado com laranja, a dourada assada na brasa, os bifes de peru grelhados ou o frango ao molho piri piri.

Se ficou com curiosidade de fazer esta sopa fria de pepino, siga as nossas indicações e delicie-se com os resultados. Bom apetite!

Sopa fria de pepino

A sopa perfeita para os dias mais quentes
Preparação 5 minutes
Cozedura 5 minutes
Total 10 minutes
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 2 pepinos com casca
  • 1 colher de sopa de salsa picada
  • 1 copo de iogurte natural
  • Sumo de 1 limão
  • Qb de sal

Preparação
 

  • Coloque os ingredientes num liquidificador e tempere com sal a gosto.
  • Bata até ter um preparado homogéneo. Pode servir de imediato ou guardar no frigorífico uns minutos.

Dicas

  • Pode decorar com hortelã ou outra erva aromática a seu gosto.
  • Para além da salsa (ou em substituição desta) pode usar coentros ou até cebolinho.
  • Se guardou a sopa no frigorífico, volte a mexê-la ligeiramente antes de a servir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas