Os frutos do mar são uma opção bastante popular no nosso país, no que toca a petiscos, pelo que são presença frequente nas mais diversas ocasiões e conjugados com os mais diversos sabores, integrando receitas que costumam ser simples, mas muito apreciadas. Hoje, vamos mostrar-lhe como pode fazer em sua casa uns saborosos berbigões picantes com tomate, que serão um autêntico sucesso com quem os provar.
Esta é uma daquelas receitas que requer muito pouco trabalho de preparação e que fica pronta em apenas alguns minutos, mas cujos resultados são tão surpreendentes que os queremos repetir vezes sem conta. É por isso que temos a certeza de que, uma vez que prove este prato, os berbigões picantes com tomate se vão tornar uma presença bastante frequente na sua casa.
Os berbigões
O berbigão é um molusco costeiro, que costuma viver enterrado na areia macia ou na lama. São consumidos já há centenas de anos, sendo a base de muitos pratos de cariz mais tradicional. O seu sabor versátil e preparo rápido têm garantido que este ingrediente mantém a sua popularidade ao longo do tempo.
Antes de poderem ser usados na receita, os berbigões devem estar bem limpos. Para isso, deverá colocá-los em água fria com duas colheres de sopa de sal grosso. Dessa forma, o berbigão irá libertar a areia. É suficiente deixá-los na água por meia hora. Depois, mude a água, repetindo o processo, até que não saia mais areia. Nessa altura, os seus berbigões estarão prontos a ser cozinhados.
Deverá cozinhar sempre os berbigões até eles abrirem, o que demorará entre 5 a 10 minutos. Se a maioria dos berbigões estiver aberto, mas um ou outro se mantiver fechado, descarte os berbigões fechados, porque podem não estar bons para consumo.
O molho dos berbigões picantes com tomate
Fazer o molho deste prato não podia ser mais simples. Apenas terá de refogar a cebola e o alho, juntar o concentrado de tomate, a pimenta e um pouco de vinho ao mesmo tempo que o berbigão, cobrir com os coentros e tapar, até que esteja pronto. É claro que pode sempre ir adicionando um pouco mais de vinho ou até fazer algumas substituições na receita. Por exemplo, pode usar salsa ou cebolinho em vez de coentros, ou usar cerveja em vez de vinho branco. Também pode juntar coisas como pedacinhos de chouriço para dar ainda mais vida ao seu prato de berbigões picantes com tomate.
Outra excelente forma de tornar este prato mais seu é juntando-lhe malagueta picada ou até um pouco de molho piri piri. Nesse caso, não irá precisar de tanta pimenta, mas conseguirá um prato ainda mais picante e com um sabor diferente. Também pode juntar sumo de limão ao prato, podendo este ser incorporado na receita enquanto o berbigão cozinha.
Uma mesa farta
Existem várias formas de servir os seus berbigões picantes com tomate. Pode, por exemplo, servi-los sozinhos, até porque este é um prato bastante rico. No entanto, para uma mesa mais farta, use outras receitas para complementar os sabores do berbigão, criando assim algo que satisfaça todos os gostos. Isto é especialmente relevante quando tem convidados em casa. Assim, pode servir pratos como a tomatada com ovos escalfados deliciosa, os bolinhos de bacalhau rápidos, os barcos de pepino e atum, o pão recheado com pasta de atum e o pão de alho rico juntamento com o seu berbigão. Vai ver que todos vão gostar muito das combinações.
Reúna os ingredientes necessários e fala ainda hoje a nossa receita de berbigões picantes com tomate. Temos a certeza de que vai adorar os resultados. Bom apetite!

Berbigões picantes com tomate
Ingredientes
- 1 kg de berbigão lavado
- 1 cebola fatiada
- 4 dentes de alho laminados
- 4 colheres de sopa de concentrado de tomate
- 1 colher de café de pimenta cayenne moída
- 1 gole de vinho branco
- 1 molho de coentros
- Q.b. de azeite e fatias de limão
Preparação
- Leve um tacho a lume com um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho por uns minutos.
- Acrescente o tomate e a pimenta e mexa.
- Junte o berbigão, o vinho e os coentros e tape. Quando o seu berbigão abrir, retire do fogo e sirva com as fatias de limão.
Dicas
- Pode substituir o coentro por outra erva aromática ao seu gosto.
- Se necessário, junte mais um pouco de vinho branco durante a cozedura do berbigão.
- Pode substituir o vinho por cerveja.