Não podemos deixar de pensar em entradas e petiscos sem falar no delicioso pão de alho, que é tão simples, mas ao mesmo tempo tão complexo, e que tem um sabor e aroma simplesmente irresistível. Se quer recriar esta receita de pão de alho rico em sua casa, siga as nossas indicações e delicie-se com os resultados.
Aliás, temos a certeza de que vai gostar tanto da receita, que a vai querer repetir vezes sem conta em sua casa. Afinal, é uma daquelas iguarias que combina bem com tudo, podendo ser usada como acompanhamento para as mais variadas sopas e pratos principais, como entrada, numa mesa mais farta, ou até como um petisco, quando tem vontade de comer algo rico e que não seja muito complicado de fazer. Não há receita mais versátil que esta!
O pão
Pode usar qualquer tipo de pão que tenha por casa, mesmo que não esteja fresco. Aliás, esta receita é uma boa forma de aproveitar pão com dois ou três dias, já que vai ao forno, o que lhe vai permitir torrar ligeiramente o pão. Dessa forma, não irá fazer mal se o pão não for fresco. Para uma apresentação mais cuidada, costumamos recomendar o uso de baguetes, fatiadas na diagonal. Mas mesmo com algumas fatias de pão alentejano é possível criar um pão de alho com uma apresentação muito apelativa, por isso, não se preocupe!
A pasta de alho
Para dar mais sabor ao pão e deixá-lo ainda mais saboroso, vamos fazer uma pasta, em que o alho é o principal ingrediente. Vamos usar alho ralado, o que lhe vai permitir que, a cada dentada, sinta o seu sabor. É claro que também pode usar alho picado finamente ou até alho em pó, com resultados igualmente deliciosos (embora o sabor a alho não seja tão intenso no último caso).
Ao alho, vamos juntar um pouco de manteiga amolecida, pimenta e alecrim. Não vai ser necessário adicionar sal, já que a manteiga tem bastante sal na sua composição. No que toca ao alecrim, pode sempre substituí-lo por outra erva da sua preferência, como os orégãos, o manjericão ou até a salsa. Pode também usar combinação de diferentes ervas, para realçar melhor os diferentes aromas. Recomendamos o uso de ervas frescas, para que o seu pão de alho tenha ainda mais sabor.
Algumas adições
Apesar de esta ser uma receita perfeita assim como lhe deixamos, pode sempre fazer algumas adições ao seu pão de alho para lhe dar ainda mais sabor. Por exemplo, pode juntar-lhe alguns tomates cereja partidos em pedaços, dando mais cor ao prato e uma frescura muito original. também pode usar tomates secos para o mesmo efeito. Outra forma de enriquecer ainda mais esta receita é cobrindo o pão com um pouco de queijo ralado antes de o levar ao forno, de modo a que gratine no eletrodoméstico e crie uma camada superior muito agradável.
Como servir este pão de alho rico?
Para além de poder ser servido simples, o seu pão de alho é o acompanhamento perfeito para diversas sopas e saladas, como a sopa de beterraba, a sopa de tomate rápida, a salada niçoise fácil ou a salada de massa com atum. Além disso, pode ser servido como entrada, acompanhado de pratos como a tomatada com ovos escalfados deliciosa ou as amêijoas com chouriço rápidas e deliciosas.
Como vê, esta é uma daquelas receitas que tanto pode ser feita por quem tem experiência culinário como por quem é um iniciante nesse mundo. Assim, não há desculpas para não experimentar a nossa receita de pão de alho rico. Bom apetite!

Pão de alho rico
Ingredientes
- 450 g de pão
- 150 g de manteiga amolecida
- 1 colher de chá de alecrim picado
- 1/2 colher de chá de pimenta
- 4 dentes de alho ralados
Preparação
- Comece por pré-aquecer o forno a 200ºC.
- Enquanto o forno aquece, misture numa tigela a manteiga, os alhos, a pimenta e o alecrim.
- Corte o pão em fatias e barre-o com o preparado anterior.
- Coloque num tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos.
Dicas
- Se preferir, pode usar outras ervas aromáticas, em substituição do alecrim.
- Também pode usar alho em pó, caso não tenha dentes de alho em casa.
- Também pode juntar um pouco de queijo ralado por cima do pão de alho, para que gratine um pouco no forno.