Esta é daquelas entradas que parece complicada, mas que é na verdade muito simples. Assim, não há desculpas para não a fazer, até porque o seu sabor é simplesmente inesquecível – acredite que vai querer repetir muitas vezes! Veja a nossa receita de folhado de camembert e maçã, recrie-a em casa e diga-nos se gostou tanto como nós nos comentários.
Esta é uma daquelas receitas que é bastante simples, mas que dá um toque muito elegante e saboroso a qualquer mesa de entradas, especialmente quando combinado com outras receitas, como a de carpaccio de peixe branco e de pão recheado com pasta de atum. É, portanto, um daqueles petiscos a repetir muitas mais vezes, até porque temos a certeza de que este folhado de camembert e maçã fará bastante sucesso entre todos os seus convidados.
Como escolher um bom camembert?
Nativo de Camembert, Normandia em França, este queijo de leite de vaca amadurecido à superfície é uma adição brilhante para fruta, doces, e vinhos brancos frutados, sendo por isso que fica tão bem neste folhado de camembert e maçã. Mas como escolher um bom camembert? Compilámos seis dicas para o ajudar a tirar o máximo partido do seu queijo de pasta mole:
- O camembert é um queijo de amadurecimento com casca comestível. São considerados um queijo de pasta mole e embora a escolha de comer a crosta de camembert seja uma questão de preferência, a maioria das pessoas aprecia o sabor adicional que ela dá ao queijo.
- Para obter o sabor que mais lhe agrada, experimente! Verifique a validade. O sabor do nosso queijo de pasta mole muda drasticamente durante os seus 45 dias de vida útil. Quando é produzido pela primeira vez, tem uma textura mais seca, mais leve e um sabor um pouco picante. A meio do percurso, o queijo tornar-se-á mais cremoso e forte, e nas últimas duas semanas desenvolverá o seu sabor mais forte, com o queijo a ficar quase a escorrer acompanhado de um ligeiro cheiro a amoníaco. Experimente e descubra qual o sabor que mais lhe agrada no folhado de camembert e maçã!
- Faça o teste de aperto. Se quiser comer o seu queijo esta noite, aperte suavemente os lados. Deve haver um pouco de resistência quando o queijo estiver maduro.
- Mantenha a sua bebida fria e o seu queijo quente. Para o melhor sabor, leve o seu queijo mole à temperatura ambiente (cerca de 30 minutos) antes de servir, como no caso deste folhado de camembert e maçã.
- Emparelhar o seu queijo. As maçãs são um companheiro clássico do queijo, mas a suavidade do brie e do camembert são particularmente adequadas para sabores mais ácidos como damascos, figos ou uma conserva de fruta.
- Armazenamento. Pode comer parte de uma rodela de brie ou camembert e embrulhá-la na embalagem, mas para resultados ainda melhores, embrulhe apenas a área cortada em plástico e depois use a sua embalagem original para evitar que a casca seque.
Folhado de camembert e maçã: comer maçã é bom para a saúde?
As maçãs não só sabem deliciosamente sozinhas ou quando adicionadas aos pratos (como este folhado de camembert e maçã), mas também vêm carregadas de benefícios para a saúde. Por exemplo, as maçãs têm sido associadas a inúmeros benefícios para a saúde, incluindo a melhoria da saúde intestinal e a redução do risco de AVC, tensão arterial elevada, diabetes, doenças cardíacas, obesidade e alguns cancros.
Uma maçã de tamanho médio é uma boa fonte de fibra: contém 4,8 gramas do nutriente. A mesma maçã é também uma boa fonte de vitamina C, oferecendo 9,2 miligramas, juntamente com pequenas quantidades de outras vitaminas e minerais.
Se tiver diabetes tipo 2, considere adicionar maçãs à sua dieta. Claro, são uma fruta, mas é um equívoco comum que as pessoas com diabetes não possam comer fruta. Neste caso, a fibra solúvel das maçãs pode ajudar a retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea e pode melhorar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, uma dieta saudável que inclua fibra insolúvel pode reduzir as suas probabilidades de desenvolver diabetes tipo 2 em primeiro lugar.
Embora não haja uma forma segura de prevenir o cancro, as maçãs podem ajudar a desempenhar um papel na luta contra estas doenças. Pesquisas anteriores sugerem que as maçãs são ricas em antioxidantes, e em estudos laboratoriais, estes antioxidantes têm demonstrado limitar o crescimento das células cancerosas. O consumo regular de maçãs está associado a um risco reduzido de certos cancros, incluindo os cancros colorretal, da cavidade oral, esofágico, e mamário.
Se ficou com vontade de experimentar este folhado de camembert e maçã, siga a receita e prove-o ainda hoje. Bom apetite!

Folhado de camembert e maçã
Ingredientes
- 1 queijo camembert
- 1 rolo de massa folhada
- 1 maçã
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de mel
- Qb de orégãos e pimenta
Preparação
- Descasque as maçãs e corte-as em fatias. Coloque-as no micro-ondas durante um minuto.
- Corte o camembert ao meio. Coloque as fatias de maçã em cima de uma das metades.
- Junte o mel, a pimenta e os orégãos a seu gosto.
- Cubra com a outra metade do queijo, e envolva tudo com papel de alumínio. Deixe no frigorífico durante 15 minutos. Entretanto, pré-aqueça o seu forno a 190ºC.
- Estenda a massa e coloque o queijo no centro. Cubra o queijo com a massa folhada, pincele com o ovo, e leve ao forno por 20 minutos.
Dicas
- Pode usar outras ervas aromáticas para dar sabor ao queijo, bem como um pouco de canela, caso goste do sabor.
- Pode regar a maçã com um pouco de sumo de limão, para que ela não escureça e para lhe dar mais sabor.
- Sirva com algum doce da sua preferência, como doce de morango.