Cada vez mais pessoas procuram fazer os seus licores caseiros, já que estes são fáceis de fazer e os resultados valem em muito o pouco trabalho que se tem na sua preparação. Se está a querer experimentar um licor diferente, damos-lhe esta receita de licor de chocolate caseiro. Veja se gosta dos resultados e, depois, diga-nos o que achou nos comentários.
Este licor de chocolate caseiro é tão cremoso, rico e intenso que o chocolate quente regular já não terá lugar na sua vida. Esta receita não tem natas nem leite, pelo que esta bebida de chocolate alcoólica é não perecível e tem uma longa duração de conservação. Após um jantar, ofereça-a num pequeno copo e sirva-a com receitas como a de tarte de amêndoa rápida ou de cheesecake de frutos vermelhos e verá os olhos dos seus convidados cintilarem! Melhor ainda, faça algumas garrafas extra para oferecer como presente comestível e será lembrado para sempre.
Curiosidades sobre o chocolate
- Em média, podemos comer até 50 gramas de chocolate por dia, desde que tenha pelo menos 70% de cacau – isto é o equivalente a meia barra.
- O chocolate ajuda a evitar o envelhecimento. O cacau é composto por antioxidantes que têm propriedades antienvelhecimento.
- O chocolate combate várias doenças, especialmente o chocolate preto. Pode melhorar a saúde do coração, a pressão arterial, reduzir o “mau colesterol” e melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro.
- O chocolate causa felicidade. Embora o cacau tenha uma percentagem mínima de cafeína, é rico em teobromina, a substância que estimula as hormonas que nos dão prazer. O chocolate estimula a produção de hormonas semelhantes àquelas que são produzidas quando estamos apaixonados.
- Diz-se que a primeira bebedora de chocolate do mundo foi a princesa espanhola Ana da Áustria. No início do século XVII, o chocolate ainda era apenas uma bebida à base de cacau, mas a princesa não podia passar um dia sem a sua dose e é considerada responsável pela chegada do chocolate a França.
- Os portugueses comem cerca de 1,5 kg de chocolate por ano. E isso não inclui bebidas como este licor de chocolate caseiro!
- O chocolate branco não é considerado chocolate verdadeiro. O chocolate branco é feito de manteiga de cacau misturada com leite e açúcar.
- O consumo de chocolate, seja em barra, seja através deste licor de chocolate caseiro, também ajuda a libertar endorfinas, que geram sensações de bem-estar e aumentam a produção de serotonina, o que acalma e alivia a ansiedade.
- Atualmente 70% das plantações estão concentradas em África. A Costa do Marfim é o maior produtor e é responsável por cerca de 30% do cacau do mundo.
- O chocolate foi consumido pela primeira vez como “bebida” pelas Maias e pelos Astecas durante os seus rituais. Quando chegou à Europa, no século XVI, esta bebida muito luxuosa foi reservada para a classe alta, sendo apenas consumida por nobres.
Dicas para um licor de chocolate caseiro ainda melhor
- Use cacau de boa qualidade, até porque este vai influenciar em muito os resultados.
- Pode substituir o extrato de baunilha por vagem de baunilha.
- Use uma panela grande quando faz a calda para garantir que não derrama nada quando se adicionam os ingredientes.
- Se quiser ter um licor mais cremoso utilize menos água para fazer o xarope.
- É sempre possível ajustar a consistência após o licor de chocolate caseiro ter sido feito. Adicione mais água quente para o tornar mais líquido, mais álcool para o tornar mais alcoólico. Lembre-se apenas de medir a quantidade que está a adicionar para que possa reproduzir a mesma consistência e sabor numa altura posterior.
Faça ainda hoje o seu licor de chocolate caseiro e surpreenda-se com o seu sabor incrível. Bom apetite!

Licor de chocolate caseiro
Ingredientes
- 200 ml de aguardente
- 200 ml de água
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de açúcar (use a lata do leite condensado)
- 7 colheres de sopa de chocolate em pó
Preparação
- Numa panela, junte a água, o chocolate e o açúcar e mexa tudo até ferver.
- Retire do lume e junte-lhe a aguardente, a essência de baunilha e o leite condensado. Mexa bem.
- Deite numa garrafa e deixe descansar num sítio fresco e seco durante 20 dias.
Dicas
- Dê mais sabor ao licor de chocolate juntando-lhe um pouco de canela em pó, ao mesmo tempo que junta o chocolate. Uma colher de sopa é suficiente.
- Em alternativa, junte uma colher de sopa de café em pó, para dar um toque diferente a este licor.
- Não precisa de ir virando este licor, ao contrário do que acontece com outras receitas.