Salada simples de sardinha

A não perder

A sardinha é um ingrediente-estrela em muitos pratos da nossa culinária, e é também muito versátil. Pode, por exemplo, ser usado em saladas, apesar de essa não ser a forma mais comum de consumirmos esse peixe. Mas, se ficou com curiosidade de experimentar, deixamos-lhe a receita desta salada simples de sardinha, para que a possa recriar em sua casa.

Esta é uma daquelas saladas que tanto pode ser servida como acompanhamento para receitas como a de bifes com molho de camarão ou de arroz de camarão com queijo, como pode ser servida como prato principal, uma vez que tem bastantes nutrientes. É, portanto, uma receita bastante versátil e que não terá dificuldades em incorporar no seu menu semanal, sempre com resultados excelentes e que farão as delícias de todos os que a provarem. Portanto, não há razões para não experimentar a nossa salada simples de sardinha!

Existem benefícios nutricionais em consumir sardinhas?

As sardinhas são pequenos peixes que crescem até 25 centímetros de comprimento. Vivem em grupos, conhecidos como cardumes, em oceanos de todo o mundo. A carne de sardinha, mole e oleosa, é popularmente consumida em lata ou grelhada, mas pode ser apreciada de várias maneiras, como nesta salada simples de sardinha.

As sardinhas têm sido uma parte central da cozinha local em países como a Índia, as Filipinas, Portugal, e partes do Mediterrâneo durante séculos. O peixe é uma grande fonte de ácidos gordos omega-3, que reduzem o risco de doenças cardíacas e a probabilidade de problemas comportamentais.

A sardinha é rica em nutrientes essenciais, pobre em calorias, e recomendada como parte de uma dieta saudável. Adicionar sardinhas a uma dieta equilibrada pode ajudar a melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos, aliviar a inflamação, e muito mais.

Estudos têm demonstrado uma série de potenciais benefícios para a saúde ao comer sardinhas. Por exemplo, um estudo de Harvard descobriu que o consumo de apenas uma a duas porções de sardinha por semana fornece ácidos gordos ómega 3 suficientes para reduzir as suas hipóteses de doença cardíaca em mais de um terço.

Os ácidos gordos ómega-3 na sardinha têm demonstrado fornecer um apoio importante para o desenvolvimento saudável do cérebro e do sistema nervoso de um feto. Os bebés das mulheres que consomem menos ómega-3 têm casos mais elevados de atraso no desenvolvimento cerebral.

Quando consumidas regularmente, as sardinhas podem ajudar a reduzir a inflamação causada por uma variedade de problemas. A inflamação pode levar a uma série de complicações que agravam outras condições como a artrite.

As sardinhas e outros peixes ricos em ácidos gordos ómega 3, combinados com outras mudanças no estilo de vida, têm demonstrado ajudar a aumentar a matéria cinzenta no cérebro. Um aumento da matéria cinzenta pode ajudar a combater o desenvolvimento de algumas perturbações neurológicas.

São, portanto, muitos os benefícios que obterá ao comer este alimento, que pode ser incorporado nos mais diversos pratos, como a salada simples de sardinha.

Salada simples de sardinha: que sardinha enlatada escolher?

Ao escolher sardinhas enlatadas para esta salada simples de sardinha, é importante selecionar marcas que usam peixes capturados de formas sustentáveis. Não afeta o sabor, mas faz toda a diferença, até porque as sardinhas são dos peixes mais pescados na nossa costa. Devem também ser embaladas em azeite a 100%.

A maior parte deste azeite será drenado antes de se usarem as sardinhas para fazer a salada, mas o azeite rico em polifenóis é apenas mais um impulso de saúde nesta receita.

Algumas pessoas preferem que a sua sardinha seja desossada e sem pele. Algumas sardinhas enlatadas, contudo, têm os ossos e a pele intactos. Pode escolher o que preferir, mas os ossos são tão pequenos em sardinhas que são de facto comestíveis e uma grande fonte de cálcio!

Na verdade, as sardinhas com osso têm até quatro vezes a quantidade de cálcio como variedades sem osso e sem pele. Elas amassam facilmente com um garfo quando se prepara a salada, por isso não é como se houvesse ossos de sardinha a espetar-te na boca enquanto come. A carne com osso e a pele sobre a sardinha são completamente comestíveis.

Faça ainda hoje esta salada simples de sardinha e delicie-se com os seus resultados. Bom apetite!

Salada simples de sardinha

Uma salada com um sabor a mar especial.
Preparação 3 mins
Cozedura 3 mins
Total 6 mins
Refeição Saladas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 molho de espinafres
  • Qb de tomate cereja
  • 2 latas de filetes de sardinha em azeite sem espinhas
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Qb de sal e pimenta

Preparação
 

  • Lave os espinafres e seque-os. Coloque-os numa travessa ou saladeira.
  • Escorra as sardinhas e corte-as em pedaços.
  • Junte os tomates em pedaços e a sardinha aos espinafres.
  • Tempere com sal e pimenta a gosto, e regue com o azeite antes de servir.

Dicas

  • Pode cozer dois ovos e juntá-los à sua salada para lhe dar mais cor e sabor.
  • Junte algumas azeitonas ao prato antes de o servir.
  • Pode cozinhar os espinafres, a sardinha e o tomate durante uns minutos, se preferir uma versão quente desta salada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas