Uma sopa muito fácil de fazer, e que nos remete para os sabores do Alentejo, especialmente para o sabor da tradicional açorda. Esta sopa usa poucos ingredientes, mas tem um resultado excelente e de comer e chorar por mais. Por isso, se está à procura de algo diferente para a sua próxima refeição, que seja delicioso e saciante, esta sopa alentejana é para si.
Este é um prato tradicional que soube conquistar admiradores ao longo das gerações, sendo ainda muito popular, especialmente numa altura em que cada vez nos voltamos mais para as formas de cozinhar tradicionais. O sabor da sopa alentejana é muito apelativo e tem o potencial de agradar a todo o tipo de paladares, sendo, por isso, perfeita tanto para um jantar simples, a meio da semana, ou para uma refeição de festas, como o Natal. É, no fundo, uma sopa a repetir muitas mais vezes!
Sopa alentejana: o pão também faz bem!
Para muitas pessoas, o pão é um alimento básico. Têm-no quase sempre à mão, utilizando-o em qualquer refeição ao longo do dia (como nesta sopa alentejana). Quer o torremos, façamos sandes ou o transformemos em diferentes receitas, podemos perguntar-nos: “O pão é saudável? Com tantos produtos e tipos de pão por aí, é melhor não responder a essa pergunta com um “sim” arrebatador. Mas há benefícios para a saúde em diferentes tipos de pão.
Em geral, os produtos que escolhe determinam se o pão é bom para si. A forma como come produtos de pão também irá afetar o impacto na sua saúde (por exemplo, comer pão nesta sopa alentejana não lhe fará muito mal, mas num hambúrguer fará pior). Como com todas as coisas, deve desfrutar do pão com moderação para evitar quaisquer inconvenientes.
Alguns sugerem que se limite a uma porção de pão por refeição ou por dia, dependendo do que mais se come e do tipo de produto de pão que se está a apreciar. Verifique os factos de nutrição do pão e siga as sugestões de porção ou desfrute de menos de cada vez, com base na sua dieta.
Considere cuidadosamente também o que come com o seu pão. Os recheios de sanduíche ou as pastas de barrar que utiliza numa fatia de pão podem ter impacto na saúde geral do que come. Considere desfrutar de pão com baixo teor de gordura ou alternativas saudáveis semelhantes às suas pastas de barrar preferidas. Equilibre o que põe em sanduíches e considere o que mais come num dia para obter o máximo de benefícios de saúde do pão.
Embora a forma como se come o pão e o tipo de pão de que se gosta influenciem a sua saúde, o pão tem vários benefícios para a saúde. Esses aspetos nutricionais podem fazer do pão uma parte essencial das suas refeições. É possível obter diferentes benefícios de pão para a saúde, como estes:
- O pão contém fibra. Os diferentes produtos de pão contêm quantidades variáveis de fibra, mas geralmente pode encontrar pelo menos 1 grama por porção. E este é um nutriente essencial para comer todos os dias. Quando o seu corpo trabalha para quebrar os alimentos que contêm fibra, sente-se mais cheio durante mais tempo. Os alimentos ricos em fibras têm frequentemente um índice glicémico (IG) mais baixo, uma classificação que reflete a forma como os alimentos afetam o açúcar no sangue. Com um índice glicémico mais baixo, certos alimentos que são ricos em fibras, como alguns produtos de pão, podem ajudar a reduzir os picos de açúcar no sangue após uma refeição rica em hidratos de carbono.
- O pão tem um efeito prebiótico. Este benefício de saúde do pão vem por cortesia da fibra, que atua como um prebiótico. Os nossos corpos contêm bactérias benéficas conhecidas como probióticas. Estas são por vezes chamadas bactérias intestinais boas, e protegem o nosso sistema digestivo e os nossos corpos de coisas como bactérias e fungos nocivos. Os probióticos consomem prebióticos, que muitas vezes provêm de hidratos de carbono e fibras que podemos obter comendo pão e produtos de pão (ou a sopa alentejana).
Faça esta sopa alentejana em sua casa e delicie-se com o seu sabor incrível. Bom apetite!

Sopa alentejana
Ingredientes
- 750 ml de água
- 2 dentes de alho
- 1 ramo de coentros
- 2 ovos
- 250 g de pão
- Qb azeite e sal
Preparação
- Parta o pão em fatias finas. Descasque e pique o alho, e corte os coentros em pedaços pequenos.
- Num almofariz, triture o alho e os coentros, regando com um fio de azeite e temperando com sal grosso, até formar uma pasta.
- Coloque as fatias de pão no fundo de uma sopeira e espalhe a pasta de coentros por cima. Reserve.
- Leve a água a ferver numa panela. Quando a água estiver quente, parta os ovos para dentro desta, deixando escalfar durante dois minutos.
- Retire o ovo escalfado da panela e coloque por cima das fatias de pão.
- Regue o pão com a água ainda quente, e sirva.
Dicas
- Esta sopa é a forma perfeita de usar sobras de pão do dia anterior. Qualquer tipo de pão pode ser usado, mas, se puder, dê preferência ao pão alentejano.
- Se gosta do sabor a alho, pode juntar mais um dente ao almofariz. Também pode juntar um pouco de pimenta preta, para dar mais vida à sopa.
- Para uma sopa diferente, mas igualmente fácil, pode substituir a água por caldo de galinha, sendo a preparação a mesma.
- O sabor da sopa vai depender muito da qualidade do pão e do sabor dos coentros, por isso, aposte na qualidade para melhores resultados!
Cebola???? Deve ser engano.
Olá!
Realmente foi engano, mas já vai ser corrigido. Obrigado pela atenção!