Molho de cerveja com mel e limão

Mais populares

Os molhos são a forma perfeita de dar mais sabor e cor a um prato, seja numa refeição de dia da semana, seja quando tem convidados de última hora em casa e lhes quer servir algo rápido, mas delicioso. Esta receita de molho de cerveja com mel e limão é perfeita em qualquer caso, pela sua rapidez e sabor.

Afinal, o uso da cerveja é um clássico nos mais diversos molhos tradicionais do nosso país, estando par a par com o vinho branco nesse tipo de receitas. Ambas as bebidas são uma boa forma de dar mais sabor a qualquer prato, pela sua riqueza e profundidade de sabor tão caraterística.

A cerveja

É a estrela deste molho de cerveja com mel e limão, dando à receita um toque rico que tão bem sabe, e que tão bem combina com as mais variadas carnes. Poderá usar qualquer tipo de cerveja a seu gosto ou que tenha por casa, embora isso vá alterar o sabor segundo a variedade escolhida. Assim, uma cerveja mais loura dará um toque mais suave ao prato, enquanto que uma cerveja mais escura irá dar um sabor ligeiramente mais amargo e profundo ao seu molho.

O mel

É a forma perfeita de trazer algum doce para o seu molho de cerveja com mel e limão. Não são precisas grandes quantidades deste ingrediente para obter resultados muito satisfatórios. Devido à sua doçura, contrabalança na perfeição a ligeira acidez do limão e da cerveja, ajudando a criar um molho muito mais equilibrado e agradável ao paladar.

O limão

Muito usado na gastronomia portuguesa, o limão é presença frequente nos mais diversos pratos, dos doces aos salgados (e passando pelas bebidas). Para além de dar o seu sabor cítrico à receita, ajuda também a diluir um pouco o molho, dando-lhe uma textura menos grumosa e mais agradável. Caso prefira uma versão mais doce deste molho, pode usar a mesma quantidade de sumo de laranja em sua substituição.

A mostarda

É muito usada nos mais diversos molhos, porque ajuda a emulsionar os diferentes ingredientes e a criar um resultado mais homogéneo e que se encontra efetivamente ligado. Sem ela, o azeite e o sumo de limão, por exemplo, não iriam misturar, separando-se logo. Portanto, este ingrediente é absolutamente fundamental para o sucesso do seu molho. Se, no entanto, prefere algo mais ligeiro, pode usar algo como maionese em seu lugar, que tem o mesmo efeito emulsionante.

Os temperos

Para além do sal e da pimenta, que estão presentes para realçar o sabor natural dos ingredientes do molho, a receita pede-lhe que use alho e paprika. São estes ingredientes que vão ajudar a “casar” os diferentes sabores, conseguindo-se assim resultados ainda mais agradáveis, saborosos e até aromáticos. Portanto, não prescinda deles, porque a sua não inclusão altera em muito os resultados deste molho de cerveja com mel e limão.

Como usar este molho?

Este molho combina muito bem com diversas carnes, das mais magras às que têm mais gordura. Poderá usá-lo como uma marinada para dar sabor à sua carne, incorporando-o depois ao longo da receita (especialmente se for um guisado ou um assado). Dessa forma, garante que a carne tem ainda mais sabor e se mantém mais suculenta. Outra forma de servir este molho é apenas no final da preparação da carne, colocando-a num prato de servir e cobrindo-a com este molho de cerveja com mel e limão.

Se não sabe bem quais receitas pode fazer com o molho, deixamos-lhe algumas sugestões, que achamos que combinam muito bem: as nossas espetadas de peru no forno, os bifes de peru grelhados, o lombo assado suculento e a vitela estufada com cenoura e ervilhas.

Como pode ver, este molho de cerveja com mel e limão é muito versátil. Prepare-o em sua casa e surpreenda-se com os resultados. Bom apetite!

Molho de cerveja, mel e limão

Um molho que complementa muito bem as mais variadas receitas
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Molhos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 200 ml de cerveja
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • Sumo de 2 limões
  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de paprika
  • 1/2 chávena de azeite
  • Q.b. de sal e pimenta

Preparação
 

  • Junte todos os ingredientes num liquidificador e bata bem, até ter um preparado homogéneo.
  • Prove e ajuste os temperos com o sal e pimenta, se necessário. Sirva de imediato.

Dicas

  • Esta receita pode ser usada em praticamente qualquer tipo de carne. Pode optar por marinar a carne neste molho e depois usá-lo durante o processo de cozinhar, ou servi-lo apenas quando a carne estiver pronta.
  • Para uma versão mais doce, troque o limão por laranjas.
Artigo anteriorMolho à Espanhola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes