Sopa fria de melancia

A não perder

A melancia é o fruto por excelência do verão, já que é uma fruta refrescante e rica em água, o que nos ajuda a manter hidratados nos dias mais quentes. Se procura uma forma diferente de consumir este saboroso fruto, mostramos-lhe como fazer uma fantástica sopa fria de melancia, com apenas três ingredientes.

As sopas frias são a forma perfeita de nos mantermos hidratados durante o tempo mais quente, sendo também refrescantes e ricas em nutrientes. Se o ingrediente principal da nossa sopa for um dos frutos mais populares e procurados do verão, tudo melhora ainda mais! É precisamente isso que acontece com esta nossa receita de sopa fria de melancia, que é um daqueles pratos que ao início pode parecer incomum, mas que, depois de o provarmos, vamos querer repetir vezes sem conta.

A melancia

Este fruto do verão é maioritariamente constituído por água, o que é uma mais-valia nessa época. Para além de nos ajudar a manter os níveis ótimos de hidratação no nosso corpo, é rica em vitaminas e minerais que contribuem para o equilíbrio e bom funcionamento das nossas funções corporais. Apesar de ser mais consumida em fatias ou em saladas de fruta, tem sido cada vez mais usada noutras receitas, como as de sopa (de que esta receita é um bom exemplo) ou em bebidas e até compotas. Se ficou com curiosidade de experimentar a melancia destas formas, recomendamos-lhe a nossa sangria de melancia refrescante ou a compota de melancia rápida. Temos a certeza que vai adorar!

O abacate

Este ingrediente vai ser usado na sua sopa fria de melancia pelas suas propriedades e nutrientes. Para além de complementar nutricionalmente a melancia, vai ajudar a dar um toque aveludado à sua sopa, contrabalançando um pouco a textura caraterística da melancia. No entanto, se preferir, pode substituir o abacate por outros ingredientes. A cebola e o tomate são uma boa opção, porque trazem um sabor mais tradicional à sua sopa, que também combina muito bem com o uso da melancia.

O sumo de limão

Nesta sopa fria de melancia, vamos utilizar o sumo de meio limão para dar um toque cítrico a todo o conjunto, conjugando a melancia e o abacate da melhor forma e ajudando a equilibrar os sabores. No entanto, se não for fã do sabor a limão, pode sempre usar uma menor quantidade na sua sopa, ou até optar por não utilizar nenhum do sumo. Recomendamos que bata a melancia e o abacate e prove tudo; depois, vá juntando sumo de limão aos poucos, provando sempre, até o prato estar no ponto certo para si.

O manjericão

Esta erva aromática combina com os mais variados pratos, de saladas a sopas. É o caso desta sopa fria de melancia, que verá os seus sabores a serem realçados pela presença de um pouco de manjericão. Na receita, dizemos-lhe que use o manjericão como decoração, mas pode colocar algumas folhas no liquidificador, juntamente com os restantes ingredientes. Também pode utilizar outras ervas aromáticas à sua escolha, ou uma combinação de diferentes ervas, para realçar o sabor da sopa fria de melancia.

Guardar a sopa

Recomendamos que esta sopa seja servida bem fria, e, para o conseguir, deve utilizar a melancia vinda diretamente do frigorífico. Caso queira que a sopa esteja ainda mais fria, pode utilizar uns cubos de gelo na sua preparação, colocando-os no liquidificador juntamente com os restantes ingredientes. Também pode guardar a sopa no frigorífico durante algum tempo, caso ainda demore a servir o prato.

Fazer uma sopa fria de melancia é rápido e traz-nos resultados incríveis, que nos vão ajudar a manter hidratados e refrescados no verão. Basta seguir as nossas indicações, que lhe deixamos abaixo. Bom apetite!

Sopa fria de melancia

Uma sopa perfeita para os dias de calor
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1,5 kg de melancia
  • 1 abacate
  • Sumo de 1/2 limão
  • Q.b de manjericão

Preparação
 

  • Coloque todos os ingredientes (exceto o manjericão) num liquidificador até ter uma mistura homogénea.
  • Guarde a sopa no frigorífico até servir. Cubra com manjericão fresco antes de levar à mesa.

Dicas

  • Também pode adicionar alguns cubos de gelo à sopa, para a esfriar mais rapidamente.
  • Tomate em cubos e rodelas de cebola também combinam muito bem com esta sopa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas