Quinoa com legumes

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A quinoa está cada vez mais presente nas nossas mesas, porque é uma boa fonte de nutrientes, tem um sabor agradável, é muito versátil e porque é muito fácil de se preparar. Hoje, mostramos-lhe como fazer uma quinoa com legumes, um acompanhamento fácil mas com muito sabor.

A combinação da quinoa com os diferentes legumes ajuda a criar um prato saudável e nutricionalmente equilibrado, sem que isso seja um sinónimo de pouco sabor. Pelo contrário, temos a certeza de que ficará agradavelmente surpreendido com os resultados desta receita, que pode ser combinada com os mais diversos acompanhamentos, sempre com resultados excelentes. Tão excelentes, que temos a certeza de que vai repetir muitas vezes a sua preparação.

A quinoa

É considerado um dos alimentos mais nutritivos e completos que podemos consumir, sendo até considerado um “superalimento”. É rica em aminoácidos, fibras e vitaminas, que contribuem para o normal funcionamento do corpo. Devido às suas caraterísticas, a quinoa ajuda a manter um peso saudável, ajuda na diminuição do colesterol e é muito boa para a pele. Além disso, é um dos alimentos que mais ferro contém, possuindo até 500 vezes mais ferro que o feijão. Portanto, estas são razões mais que suficientes para incorporar a quinoa na sua dieta, e uma forma excelente de o fazer é preparando receitas variadas com este ingrediente, como esta quinoa com legumes.

Compre a sua quinoa e siga as instruções da embalagem para a cozinhar. Regra geral, deverá cozê-la numa panela com água abundante e algum sal, demorando entre 12 a 15 minutos a estar pronta. A folha de louro ajudará a dar mais sabor à água e, por consequência, ao prato final. Atualmente, também tem a opção de comprar quinoa já cozinhada no supermercado, o que reduzirá em muito o tempo de preparação.

Os legumes

Para esta receita de quinoa com legumes, poderá utilizar os ingredientes que preferir. Se tem sobras de legumes cozidos, esta pode ser uma boa forma de os aproveitar. Também pode optar por trazer mais variedade a este prato usando uma macedónia ou mix de legumes da sua preferência. Dessa forma, garante uma quinoa com legumes com mais sabor e cor, o que a torna ainda mais apelativa ao olhar e ao paladar.

Os seus legumes devem ser salteados com alho e azeite, até estarem prontos a serem consumidos. Deverá juntar o sal quando adicionar os legumes à frigideira, e a pimenta quando acrescentar a quinoa à sua mistura. Não se esqueça de retificar os sabores antes de servir, caso seja necessário.

Um toque diferente

Pode utilizar um pouco de sumo de limão na receita, espalhando-o por cima da quinoa com legumes antes de a servir. Procure não utilizar demasiado sumo, para que o prato não fique ácido em demasia. Outra boa opção é utilizar algumas ervas aromáticas picadas, como a salsa ou os coentros, para dar mais cor e realçar o sabor dos diferentes ingredientes da receita. Pode até usar diferentes ervas para criar uma combinação ainda mais agradável, segundo os seus gostos.

O que combina com a quinoa com legumes?

Esta receita adapta-se às mais diversas situações e dietas, pelo que pode ser servida com praticamente qualquer ingrediente. Para uma refeição mais leve, pode optar pelos pimentos recheados com queijo ou pelos cogumelos à Bulhão Pato. Para algo mais “pesado”, pode optar pelos bifes de vitela de cebolada ou pelos camarões fritos com cerveja.

Como vê, fazer uma deliciosa quinoa com legumes não tem muito que se lhe diga e os resultados, esses, são excelentes. Temos a certeza que, assim que provar este prato, o vai querer repetir mais vezes. Bom apetite!

Quinoa com legumes

Um acompanhamento rápido e muito saboroso
Preparação 5 mins
Cozedura 10 mins
Total 15 mins
Refeição Acompanhamentos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

Para a quinoa

  • 250 g de quinoa
  • 2 folhas de louro
  • Q.b. de sal e água

Para os legumes

  • 2 dentes de alho picados
  • 200 g de legumes à sua escolha
  • Q.b. de sal, azeite e pimenta

Preparação
 

Preparação da quinoa

  • Lave a quinoa até a água sair limpa. Depois, coloque água nova numa panela, junte-lhe a quinoa e adicione o louro e o sal a seu gosto. Deixe ferver.
  • Após ferver, deixe que a quinoa cozinhe mais 12 a 15 minutos. Escorra a quinoa e reserve.

Preparação dos legumes

  • Coloque um pouco de azeite numa frigideira, junte o alho e salteie por um minuto.
  • Acrescente os legumes e um pouco de sal. Deixe saltear uns minutos.
  • Acrescente a quinoa, tempere com a pimenta e deixe cozinhar mais uns minutos, mexendo sempre.
  • Retifique os temperos e sirva de imediato.

Dicas

  • Pode usar quaisquer legumes à sua escolha. Algumas boas opções são cebolas, tomate, milho, alho francês. brócolos, espargos e cogumelos.
  • Pode temperar o prato final com um pouco de sumo de limão a seu gosto.

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