Sopa fria de morangos

Mais populares

As sopas frias são excelentes para os dias de maior calor, já que nos dão os nutrientes que nos são necessários, nos ajudam a manter hidratados e não pesam demasiado no estômago. Portanto, deixamos-lhe esta receita única de sopa fria de morangos, para que a possa adicionar ao seu repertório culinário.

E se as sopas frias lhe parecem algo de estranho, permita-se ceder à curiosidade e experimente esta receita que aqui lhe deixamos mesmo assim. Temos a certeza de que, depois de a provar, vai olhar para as sopas frias com outros olhos, e talvez estas até se tornem um dos seus pratos mais recorrentes ao longo das épocas mais quentes do ano. Quem sabe? Apenas terá de experimentar e ver.

Os morangos

Os morangos terão o papel de adicionar o doce a esta sopa fria de morangos, pelo que são considerados o ingrediente principal da preparação. Nesta receita, recomendamos-lhe que use morangos frescos, lavando-os muito bem e retirando-lhes o pedúnculo. Poderá também usar morangos congelados, mas deverá deixá-los descongelar antes de os usar na sua sopa, para que consiga fazer uma mistura verdadeiramente homogénea e para não correr o risco de estragar as lâminas do seu liquidificador.

Os vegetais

Para complementar o sabor dos morangos, vamos usar alguns vegetais tipicamente associados a receitas salgadas, conseguindo assim um equilíbrio na receita que ajuda a torná-la ainda mais apelativa. Portanto, iremos adicionar tomate, pimento e cebola ao liquidificador, batendo-os juntamente com os morangos até a mistura estar homogénea. É claro que tem sempre a opção de adicionar outros ingredientes à sua escolha, como o pepino ou o alho francês. Portanto, não tenha medo de usar a sua criatividade.

A consistência e o sabor

Para que a sua sopa fria de morangos fique perfeita, é importante que a consistência e os temperos estejam no ponto certo. No que toca à consistência, quando terminarmos de bater os morangos e os legumes no liquidificador, vamos ter um puré bastante espesso e pouco apelativo. Para que o prato fique bem, vamos ter que adicionar água fria aos poucos, até obtermos a consistência que mais nos agrada. Por sua vez, iremos usar azeite, vinagre balsâmico e sal para realçar os sabores presentes no prato. Recomendamos que adicione estes ingredientes em separado e aos poucos, para perceber que prefere a sua sopa com 2 colheres de azeite em vez de quatro, por exemplo. Assim, tempere com um pouco de cada um destes ingredientes, bata a sopa novamente e volte a provar. Repita o processo até que a sopa fria de morangos tenha o sabor perfeito para si.

Os toques finais

Nesta receita, damos-lhe a sugestão de utilizar um pouco de leite de coco como decoração antes de servir a sopa, o que lhe dá um efeito marmoreado muito interessante. No entanto, pode sempre usar outras coisas, como ervas aromáticas, para dar um toque final ao prato antes de o servir. Recomendamos particularmente o uso do manjericão.

O que combina com esta sopa fria de morangos

Esta sopa é a entrada perfeita para uma refeição refrescante. Assim, recomendamos que prossiga o menu com pratos como a salada de búzios, a salada de manga, camarão e abacate ou a salada de alface, pera e queijo de cabra. A receita também acompanha bem com os mais diversos grelhados, tão típicos do verão.

Se ficou com vontade de experimentar esta incrível sopa fria de morangos, deite mãos à obra e vai ver que os resultados serão surpreendentes. Tão surpreendentes, que os vai querer repetir mais vezes durante a época quente. E, se experimentou a receita, diga-nos o que achou nos comentários. Bom apetite!

Sopa fria de morangos

Uma sopa perfeita nos dias mais quentes
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 500 g de morangos
  • 200 g de tomate
  • 1 pimento vermelho
  • 1 cebola roxa
  • 1 dente de alho
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • Qb de água, sal, e leite de coco

Preparação
 

  • Lave bem os morangos, o tomate, o pimento e a cebola e corte em pedaços pequenos.
  • Coloque num liquidifcador e bata bem. Acrescente depois água fria aé obter a consistência desejada.
  • Junte o azeite, o vinagre e o sal e volte a bater mais um minuto.
  • Coloque no frigorífico até servir. Antes de servir, espalhe por cima uma ou duas colheres de leite de coco, para ter um efeito marmoreado.

Dicas

  • Junte outros ingredientes à sua sopa fria, como courgette ou pepino.
  • Tempere a sopa com ervas aromáticas a seu gosto, como cebolinho e manjericão.
Artigo anteriorSopa de grão e massa
Próximo artigoSopa fria de pepino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes