Sopa de ervilhas

Mais populares

As sopas são a forma perfeita de iniciar uma refeição, ou podem até ser uma refeição por si só, para aqueles dias em que não nos apetece cozinhar, mas queremos comer algo rico. Deixamos-lhe esta receita de sopa de ervilhas que é perfeita para essas ocasiões, graças ao seu sabor único e preparo rápido.

Esta é uma daquelas sopas que, apesar de clássica, nunca sai de moda, sendo uma presença constante na mesa de muitas famílias portuguesas. Afinal, esta é uma sopa com um sabor muito agradável e que, ao mesmo tempo, é bastante leve. Trata-se, portanto, de um início ideal para uma refeição, ou até para ser conjugado com algo igualmente leve, para se criar um prato principal. Assim, esta é uma daquelas receitas a repetir, tanto pelos seus resultados, como pelo sucesso que fará.

Os legumes usados na sopa de ervilhas

Para fazer esta sopa, iremos utilizar 4 legumes diferentes: as ervilhas, a cenoura, a cebola e o alho-francês. No entanto, pode sempre substituir estes ingredientes por outros que sejam mais da sua preferência (exceto, claro, as ervilhas). Por outro lado, se gosta destes ingredientes, mas quer uma sopa ainda mais rica, pode juntar-lhe coisas diferentes.

Por exemplo, se quer que a sua sopa fique ainda mais rica, pode juntar-lhe um pouco de batata, ou batata-doce para uma versão mais saudável. Se quer uma sopa mais cremosa, legumes como os brócolos e a couve-flor são excelentes para esse efeito, sem que para isso tenha que juntar muitas mais calorias à sopa de ervilhas. Por fim, também pode usar vegetais como o espinafre ou a couve para que a sua sopa tenha ainda mais cor e riqueza nutricional.

O uso da água

Apenas vai precisar de usar água suficiente para cobrir os seus legumes. Caso use mais, corre o risco de a sua sopa não ficar com tanto sabor e com uma textura muito rala. Tem sempre a hipótese de substituir a água por caldo de legumes, para fazer esta sopa de ervilhas, o que vai ajudar a que o resultado final tenha ainda mais sabor. No entanto, nesse caso, não use sal na sopa, já que o caldo é naturalmente salgado.

Se, mesmo assim, achar que ainda é necessário sal, coloque apenas uma pequena quantidade. Ainda melhor, pode colocar algumas ervas aromáticas na sua sopa, que ajudarão a dar-lhe ainda mais sabor, sem que para isso precise de lhe juntar ainda mais sal. Isto é válido quer use caldo ou água na sua sopa de ervilhas.

Servir a sopa

Pode triturar toda a sopa e servi-la assim, ou pode tentar dar-lhe mais textura. Para isso, tem diversas opções. Uma delas implica que reserve alguns dos legumes à parte antes de triturar a sopa, juntando-os depois novamente à panela quando a sopa estiver triturada. Também pode triturar tudo e depois juntar-lhe espinafres ou nabiças, voltando a levar a lume até estes estarem cozidos.

Quanto a acompanhamentos, caso pretenda servir a sopa de ervilhas como entrada, recomendamos pratos como a carne à Brás saborosa ou o arroz de polvo fácil, que são o seguimento perfeito para esta receita. Caso opte por servir a sopa como refeição principal, sirva-a com uma salada ou com pratos como os croquetes rápidos de frango assado ou as asas de frango crocantes. Verá que não vai ser difícil arranjar combinações de sabores que fiquem perfeitas com esta receita de sopa de ervilhas!

Portanto, não há razões para não experimentar a receita que lhe deixamos abaixo, que temos a certeza de que vai gostar muito, e até querer repetir muitas mais vezes. Bom apetite!

Sopa de ervilhas

Uma sopa rápida e nutritiva
Preparação 5 mins
Cozedura 20 mins
Total 25 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 500 g de ervilhas
  • 2 cenouras descascadas e em pedaços
  • 1 cebola em pedaços
  • 1 alho-francês em pedaços
  • Qb de sal, água e azeite

Preparação
 

  • Coloque o azeite numa panela e refogue nele a cebola e o alho-francês.
  • Junte depois a cenoura e as ervilhas, mexa e cubra com água. Tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar até os legumes estarem prontos.
  • Triture a sua sopa, retifique os temperos se necessário, e sirva de imediato.

Dicas

  • Pode dar ainda mais riqueza à sua sopa usando batata ou batata-doce nesta.
  • Pode usar outros legumes, como brócolos ou couve-flor, para encorpar ainda mais o prato.
  • Se quiser, reserve uma colher da sopa antes de a triturar, e depois volte a juntá-la à panela, para manter alguns legumes intactos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes