Sopa de tomate rápida

A não perder

A sopa de tomate é um clássico na nossa culinária, existindo diversas versões consoante a região do país e até de localidade para localidade. Hoje, deixamos-lhe a nossa versão, muito simples e rápida, com um sabor agradável e confortante. Siga as nossas indicações e recrie em sua casa esta sopa de tomate rápida. Temos a certeza de que vai adorar!

Afinal, esta é uma daquelas sopas que se faz num instantinho e que fica muito bem servida como entrada ou até mesmo como prato principal. Por isso, é a forma perfeita de dar mais sabor à sua refeição, seja ela um jantar a meio da semana, seja um almoço com amigos e família. Apenas terá de reunir uns poucos ingredientes para, em poucos minutos, ter uma explosão de sabor na sua boca.

O tomate

É a grande estrela desta sopa, dando-lhe um sabor único e uma cor vibrante. Recriar esta receita é uma excelente forma de aproveitar um excesso de tomate que tenha em casa, algo bastante comum na época do verão. Afinal, este alimento é conhecido por trazer inúmeros benefícios à nossa saúde, contribuindo para o bom funcionamento do nosso corpo, incluindo o sistema imunitário e circulatório.

Os seus tomates deverão estar pelados antes de serem usados na sopa. Para os pelar rapidamente, pode fazer um corte em cruz na base de cada tomate, enquanto ferve um pouco de água. Depois, coloque os tomates na água quente por um minuto ou dois, e de seguida ponha-os em água fria mais um minuto ou dois. No final deste processo, deverá conseguir retirar facilmente a pele ao tomate a partir do corte que fez. Depois, apenas terá de cortar os tomates a meio.

Dar sabor à sopa de tomate

Iremos usar água para fazer a sopa em si, mas, caso prefira, pode substituí-la pela mesma quantidade de caldo de legumes. Nesse caso, não será preciso usar tanto sal (se é que é necessário usar algum). Prove a sopa antes de colocar sal para aferir. Caso ache que precisa, junte apenas uma pequena quantidade de sal, repetindo o processo até ter um sabor ao seu gosto.

O manjericão é também usado para dar sabor à sopa de tomate, sendo que recomendamos o uso desta erva fresca, já que a sua cor e sabor serão mais vibrantes. No entanto, pode usá-la em seco (adicionando-a, nesse caso, ao mesmo tempo que o louro), ou então substituí-la por outras ervas que tenha em casa, como salsa.

O uso da cebola é também importante, já que vai criar uma base de sabores para a sopa de tomate. No entanto, pode sempre complementar esta base com um pouco de alho em pó ou até com alguns dentes de alho picados, juntando-os à panela um pouco antes de juntar o tomate.

Acompanhar a sopa

Esta sopa pode ser servida como entrada de qualquer tipo de pratos, com o seu sabor a ser uma boa ponte para qualquer ingrediente em que possa pensar. Também pode servir a sopa como sendo um prato principal, especialmente naqueles dias em que não tem tanta fome. Nesse caso, complemente-a com uma salada, como a salada de búzios e a salada de figos, rúcula e presunto, ou com um petisco ligeiro, como os berbigões picantes com tomate ou as tostas de salmão fumado.

Como pode ver, fazer uma sopa de tomate em sua casa é bastante rápido e traz excelentes e deliciosos resultados, seja de que forma opte por a servir. Por isso, sabemos que esta receita se irá tornar uma presença frequente na sua vida (e na sua mesa). Bom apetite!

Sopa de tomate rápida

Uma sopa com sabor português
Preparação 5 minutes
Cozedura 20 minutes
Total 25 minutes
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1/2 cebola picada
  • 1 kg de tomates pelados e cortados ao meio
  • 500 ml de água
  • 4 folhas de manjericão
  • 1 folha de louro
  • Qb de sal e azeite

Preparação
 

  • Coloque um pouco de azeite numa panela e refogue nele a cebola.
  • Acrescente os tomates, a água, o sal e o louro. Deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos.
  • Deixe a sopa arrefecer um pouco. Retire o louro e depois passe a varinha mágica.
  • Sirva com o manjericão picado por cima.

Dicas

  • Pode servir esta sopa fria, especialmente em dias de calor.
  • Se quiser, pode adicionar croutons à sua sopa antes de a servir.
  • Se não tem manjericão fresco, use-o seco, mas nesse caso junte-o à sopa ao mesmo tempo que o louro.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas