Empadinhas de frango e bacon

Mais populares

As empadas são uma forma simples de começar uma refeição, ou até uma refeição por si mesmas, nos dias em que não temos tanta fome. E, como são muito fáceis de fazer em casa, são perfeitas para quando tem convidados. Por isso, deixamos-lhe esta receita de empadinhas de frango e bacon. E, no final, caso a tenha experimentado, não deixe de nos dizer se gostou dos resultados.

As suas empadinhas vão ser perfeitas tanto como entrada ou petisco, como acompanhamento, fazendo parte de um prato principal. O seu sabor é bastante apelativo e, ao mesmo tempo, muito versátil, pelo que combinam na perfeição com outros ingredientes, usados em pratos simples ou mais complexos. E, como as empadinhas de frango e bacon são tão simples de fazer, temos a certeza de que vai repeti-las vezes sem conta em sua casa.

A massa

Para esta receita, vamos pedir-lhe que use massa folhada (de compra), devido à sua textura, aroma e sabor amanteigado que combina muito bem com os restantes ingredientes. Pode comprar a sua massa folhada fresca (e, nesse caso, pode usá-la logo na receita), ou comprá-la congelada, descongelando-a previamente antes de começar a cozinhar. No entanto, pode sempre usar outro tipo de massa, como massa para empadas (que já pode encontrar à venda nalguns supermercados).

Uma vez que a sua massa esteja pronta a usar, deverá forrar o fundo de uma forma para empadas com um círculo de massa. Certifique-se de que a forma fica bem forrada, e faça alguns furinhos com a ajuda de um garfo. Faça também as tampas das empadas e reserve-as. Depois, o passo seguinte é fazer o recheio (de que lhe falaremos a seguir), colocá-lo por cima da massa, fechar tudo e levar ao forno.

O recheio

Para as suas empadinhas de frango e bacon, vamos usar um recheio bastante saciante e com sabores que combinam muito bem. Os ingredientes principais, claro, vão ser o frango e o bacon, aos quais vamos juntar cebola, tomate e cogumelos. Também pode adicionar outros ingredientes, como alho picado, ou retirar outros (por exemplo, os cogumelos). Não tenha medo de fazer o recheio com os ingredientes que mais apreciar, porque assim garante que as empadas ficam ainda mais ao seu gosto. Por fim, o recheio será temperado com sal e pimenta mas, caso prefira, pode usar especiarias como a noz moscada para lhe dar ainda mais sabor.

Esta é também uma receita que se presta ao aproveitamento das sobras, e lhes dá uma nova vida de uma forma saborosa e apelativa. Portanto, pode e deve usar sobras de frango que tenha por casa na preparação do recheio das suas empadinhas de frango e bacon.

O que combina bem com as empadinhas de frango e bacon?

Como dissemos anteriormente, as suas empadas podem ser usadas como complemento num prato principal ou como entrada. No caso de as querer usar como refeição principal, sugerimos-lhe que as combine com o arroz de legumes rápido, o puré de cenoura delicioso ou a massa com legumes e molho de tomate. Por sua vez, se quer usar as suas empadinhas de frango e bacon como acompanhamento, sugerimos que as sirva juntamente com os rissóis de carne, os mini folhados de salsicha e o pão de alho rico, criando assim uma mesa onde os sabores se conjugam da melhor forma e trazem variedade ao paladar.

Se ficou com curiosidade e vontade de experimentar as nossas empadinhas de frango e bacon, apenas tem de seguir as nossas dicas e instruções para as recriar na sua casa. Temos a certeza de que vai adorar o resultado. Bom apetite!

Empadinhas de frango e bacon

Um petisco que agrada a todos!
Preparação 15 mins
Cozedura 20 mins
Total 35 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 placa de massa folhada
  • 1/2 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de pedaços de bacon
  • 2 tomates pelados
  • 1/2 lata de cogumelos
  • 2 peitos de frango cozidos e desfiados
  • 1 gema de ovo
  • Qb de sal, pimenta e azeite

Preparação
 

  • Pré-aqueça o forno a 200ºC. Enquanto o forno aquece, forre pequenas formas para a empada com a massa folhada. Não se esqueça de fazer as tampas.
  • Coloque um fio de azeite numa frigideira e refogue a cebola. Junte-lhe o bacon até dourar.
  • Acrescente o tomate e os cogumelos e mexa bem. Por fim, junte o frango.
  • Tempere com sal e pimenta a seu gosto, mexendo um pouco.
  • Coloque o recheio nas formas já cobertas com a massa folhada. Tape de seguida com os topos que fez.
  • Pincele a gema por cima da empada e leve ao forno durante 15 minutos, até dourar.

Dicas

  • Pode servir as empadas quentes ou já frias.
  • Tempere o recheio com um pouco de noz moscada a seu gosto para um toque diferente.
  • Se necessário, use mais massa folhada para fazer os topos das empadas.
  • Use algumas ervas aromáticas a seu gosto, como a salsa, para dar mais sabor ao recheio da empadinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes